Em 2009, chegou ao mercado a aplicação Shazam, que permite identificar músicas, onde quer que se esteja, desde que se tenha um "tablet" ou um "smartphone". Hoje, com mais de 250 milhões de utilizadores em todo o mundo, a aplicação procura alargar o negócio à moda.
A ideia é reconhecer uma peça de roupa de um programa televisivo e, posteriormente, reencaminhar o utilizador para o site da marca da tal peça, de forma a ser possível comprar online. A quebra de barreiras espaciais e a poupança de tempo estão associadas à aplicação.
Basta um clique para identificar uma peça de vestuário usada numa série ou num programa de televisão, disse ao "The Guardian", o CEO da Shazam, Andrew Fisher.
A título de exemplo: uma pessoa que esteja a ver televisão, pode facilmente identificar a peça de roupa de uma actriz ou de um actor, aceder ao site da marca da roupa, para, de seguida, comprar, sem ter que perder tempo à procura no Google, ou, até, para não correr o risco de ficar sem saber de onde vem aquela peça que despertou o interesse.
A aplicação prevê, ainda, que se possa conhecer mais sobre o programa televisivo a que se está a assistir. A data de lançamento desta nova funcionalidade ainda não é conhecida, uma vez que ainda estão por resolver alguns erros do sistema, sobretudo na identificação das peças e na troca de marcas. Ou seja, uma peça da Zara pode estar identificada como sendo da Dior e vice-versa.