Impossible: uma rede social para a troca directa de serviços

A modelo Lily Cole aliou-se ao fundador da Wikipedia para lançar a Impossible, uma rede social onde os utilizadores trocam serviços em vez de gostos

Foto
OnMyWayTo / Flickr

E se tivesses um vizinho que te cortasse o cabelo e outro que te ensinasse a falar espanhol sem teres de pagar pelos serviços? A equipa da Impossible acredita que tens - é uma “rede social altruísta” que quer promover a troca directa de serviços.

 

A ideia é simples: cada utilizador publica um desejo e depois espera que alguém na sua área de residência se ofereça para o realizar. E sempre que alguém o fizer será recompensado com um “obrigado”, que vai acumulando no seu perfil, como se fosse um certificado da sua boa vontade.

Foto
Lily Cole, criadora da Impossible

 

Fundada pela modelo e actriz britânica Lily Cole, com o apoio do fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, a Impossible baseia-se na ideia de um economia onde o valor mais importante não é o dinheiro, mas sim o tempo. 

 

Lily começou a idealizar esta rede social depois de visitar um campo de refugiados na fronteira de Myanmar (ex-Birmânia) com a Tailândia e de testemunhar o seu sentido de comunidade e cooperação. Nos últimos dois anos trabalhou para desenvolver uma plataforma que transportasse esse princípio para a realidade ocidental. O resultado é uma rede social, que estará disponível num website e numa aplicação.

 

Uma ideia utópica?

Em declarações à revista Wired, Lily Cole afirmou que “as redes sociais são populares porque alimentam o nosso desejo de estarmos ligados”, e que foi esse princípio que quis “transportar para a vida real, com um valor real”. E porquê o nome Impossible? Porque apesar de achar que esta é uma ideia utópica, Lily acredita que ela não deixa de ser possível. 

 

A Impossible é então uma empresa sem fins lucrativos, criada a pensar no benefício social. Por essa razão, os responsáveis comprometem-se a reinvestir todo o lucro que possam obter para promover a inovação, o crescimento local e a criação de novos negócios. 

 

De momento, a rede social encontra-se disponível apenas para os estudantes de Oxford e Cambridge, numa versão beta. Mas o lançamento mundial está para breve. Enquanto isso não acontece, os interessados podem inscrever o seu email no site e receberão um convite assim que o serviço estiver disponível na sua região. 

Sugerir correcção
Comentar