“The Matrix” e "Dirty Harry" acrescentados ao arquivo de filmes dos EUA

Já estão escolhidos os 25 filmes que vão ser acrescentados, este ano, ao Registo Nacional de Cinema dos Estados Unidos. "The Matrix" e "Dirty Harry" são dois deles

O drama policial “Dirty Harry”, de Clint Eastwood, o épico de ficção científica “Matrix” e a comédia romântica “Breakfast at Tiffany’s” são alguns dos 25 filmes que estão a ser acrescentados ao Registo Nacional de Cinema dos Estados Unidos.

“The Times of Harvey Milk”, um documentário de 1984 sobre a vida e assassínio do primeiro deputado de São Francisco abertamente ‘gay’ também vai juntar-se aos clássicos “Citizen Kane” e “Casablanca” no arquivo cinematográfico oficial dos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira esta entidade, que integra parte da Biblioteca do Congresso.

O bibliotecário do Congresso James Billington disse, citado pela Agência France Press (AFP), que o Registo Nacional de Filmes, criado em 1989 “destaca a importância de preservar a herança cinematográfica incomparável da América”.

“Estes filmes não são seleccionados como os melhores filmes americanos de todos os tempos, mas como obras de importância duradoura para a cultura americana. Eles reflectem quem somos como pessoas e como nação”, acrescentou.

Para qualificar para possível inclusão no registo, os filmes têm que ter pelo menos 10 anos e ser “culturalmente, historicamente ou esteticamente” significativos, anunciou o registo cinematográfico.

Datado de 1999, “The Matrix” é a mais recente das novas aquisições do Registo Nacional de Cinema, ao passo que “Dirty Harry”, de 1971, é talvez o mais popular clássico, refere a AFP.

Com um argumento coescrito por Truman Capote a partir da sua própria novela, “Breakfast at Tiffany’s” é protagonizado por Audrey Hepburn e data de 1961.

As outras escolhas para se juntarem ao Registo Nacional são menos conhecidas e incluem “Uncle Tom’s Cabin” (1914), no qual pela primeira vez um negro é a estrela de uma longa-metragem nos Estados Unidos.

“One Survivor Remembers”, uma película da 1995 sobre os sobreviventes do holocausto, “A Christmas Story” (1983), baseado na obra “In God We Trust, All Others Pay Cash”, do humorista Jean Shepherd, e “Anatomy of a Murder” (1959), que abriu barreiras com a sua linguagem directa e a vontade de discutir abertamente temas de adultos, são outras das novas escolhas do Registo.

Criado em 1989, o Registo Nacional Cinematográfico dos Estados Unidos reúne agora cerca de 600 filmes realizados entre 1897 e 1999, como “Easy Rider” (1969), “Manhattan” (1979), “Guerra das Estrelas” (1977) e “Sexo, Mentiras e Vídeo” (1989).

Todos os anos são escolhidos 25 novos filmes para integrar o arquivo.

Sugerir correcção
Comentar