Fotografa “Uma Casa Portuguesa com Certeza” e ganha prémios

Saber como é “Uma Casa Portuguesa com Certeza” é o objectivo do concurso. Qualquer português ou brasileiro pode participar. Prémios incluem viagens e uma exposição nos dois países

Foto
Diariamente, as fotos com mais likes e as escolhidas pelos curadores aparecem no site do concurso

Portas, janelas, cortinados, retratos ou fruteiras do antigamente. Qualquer pormenor é válido, desde que represente “Uma Casa Portuguesa com Certeza”. O desafio é lançado a portugueses e brasileiros utilizadores do Instagram, fotógrafos profissionais ou amadores. Até 30 de Janeiro de 2013, basta colocar as etiquetas #umacasaportuguesacomcerteza ou #casalusa e a inscrição no concurso promovido pelo Ano do Brasil em Portugal é automática.

Diariamente, as imagens assim identificadas vão aparecer no site do “Uma Casa Portuguesa com Certeza” e, todas as semanas, os curadores do projecto seleccionam algumas para participarem numa exposição, bem como as que têm mais “likes”. A proposta é “produzir correspondências visuais entre fotógrafos dos dois países".

Ao todo vão ser atribuídas quatro viagens com estadia para o país de não residência como prémio, duas para portugueses e duas para brasileiros. Dois dos vencedores serão selecionados por um júri popular e outros dois por um júri de especialistas. Além do concurso, o “Uma Casa Portuguesa com Certeza” promove, também, uma exposição, a acontecer simultaneamente nos dois países. Os curadores seleccionam, assim, as 50 fotografias que vão integrar a mostra.

“O objectivo da exposição é, justamente, criar uma sinergia entre portugueses e brasileiros a partir da fotografia, que é a mais universal das linguagens, usando como mote a casa portuguesa, que está no imaginário dos brasileiros e é tão importante para os portugueses”, diz Milton Guran, um dos curadores.

“A dita casa portuguesa, naturalmente, vem-se reinventando continuamente, seja por estar no Brasil seja por estar em Portugal, mas guarda uma certa matriz que, temos certeza, servirá como condutor da identidade portuguesa”, explica ao P3. O organização quer “estimular uma percepção e/ou reflexão sobre o que seria esta casa no imaginário de portugueses e brasileiros”.

Este concurso faz parte da programação oficial do Ano do Brasil em Portugal e tem o apoio dos festivais de fotografia Encontro da Imagem, em Braga — onde foi lançado —, do Paraty em Foco, e do FotoRio, onde terá lugar a exposição, em Maio de 2013. Na mesma altura, está prevista a inauguração da exposição no LX Factory, em Lisboa. Em cima da mesa está, ainda, a ideia de itinerância da mostra nos dois países.

Sugerir correcção
Comentar