“Cuidado, pratico Kuk Sool Won!”

Maze, dos Dealema, pratica a modalidade há quatro anos. A primeira escola portuguesa desta arte marcial é inaugurada em Matosinhos, no dia 20

Foto
Maze é um praticante diário desta arte marcial DR

Chama-se André Neves, mas é conhecido como Maze e faz parte do grupo Dealema. Para além desta faceta, o músico cultiva uma outra: pratica, há quatro anos, uma arte marcial pouco conhecida, o Kuk Sool Won. Segundo Maze, um artigo de um jornal despertou-o para esta modalidade. Dias depois, um folheto sobre o Kuk Sool Won foi deixado na sua caixa do correio. Resolveu experimentar e tornou-se um praticante diário desta arte marcial.

 

Para Maze, a prática desta modalidade confere grandes vantagens. “Os meus níveis de concentração aumentaram, a capacidade de tomar decisões ficou bastante mais apurada, a minha auto-confiança é completamente diferente do que era anteriormente, senti a minha vida profissional a melhorar, progressivamente, com o passar do tempo”, assegura. Para além disso, o músico sente-se “muito mais saudável do que há quatro anos”.

Foto
Maze sente-se “muito mais saudável do que há quatro anos” DR

 

Foto
A primeira escola portuguesa de Kuk Sool Won abre em Matosinhos no dia 20 de Outubro DR

O mestre

Foto
Maze sente-se “muito mais saudável do que há quatro anos” DR

A modalidade foi introduzida em Portugal, em 1995, pelo mestre Vítor Duarte, praticante há mais de 20 anos. “Quando me iniciei no Kuk Sool Won, em 1990, em Caracas, não suspeitava que seguiria este caminho e, muito menos, que seria o introdutor da arte marcial em Portugal”, garante. A escolha por esta modalidade deveu-se à “maior afinidade” sentida pela arte e pelos seus mestres que encontrou.

Foto
A primeira escola portuguesa de Kuk Sool Won abre em Matosinhos no dia 20 de Outubro DR

 

Segundo Vítor Duarte, o Kuk Sool Won é “uma actividade que compreende o estudo sistemático das artes marciais tradicionais coreanas” e que inclui “técnicas de pontapés, punhos, projecções, manipulação de articulações, acrobacias, manipulação de armas (como a espada, bastão largo e curto, lança, leque, arco e flecha, entre outras), técnicas de respiração, meditação, sistemas de energia interna, bem como sistemas de cura como a acupressão, acupunctura e medicina botânica”.

 

Apesar de ser praticante desta arte marcial, o mestre considera que as outras artes, “sem excepção”, também têm as suas vantagens. “As diferenças podem, eventualmente, existir na qualidade, formação, método e empenho de quem as ensina, assim como na vontade e dedicação de quem as aprende”, garante.

 

A escola

A primeira escola portuguesa de Kuk Sool Won vai localizar-se em Matosinhos, na Rua D. João I. A inauguração está marcada para o dia 20 de Outubro, pelas 17h00. A escola tem capacidade para 150 alunos e espera contar com aprendizes a partir dos seis anos de idade. Criada em 1958, esta arte marcial é, actualmente, ensinada em mais de 30 países, contabilizando aproximadamente 1,5 milhões de praticantes.

Sugerir correcção
Comentar