É um puzzle 3D português, com certeza

O eléctrico, o quiosque, o galo de Barcelos e o coreto são, agora, puzzles 3D com um propósito lúdico e decorativo

O galo de Barcelos 3D
Fotogaleria
O galo de Barcelos 3D
DR
Fotogaleria
DR

Vários elementos típicos de Portugal já foram retratados de diversas formas para servirem de lembrança para os turistas. Mas o colectivo Suricata Design Studio quis fazer algo diferente e criou o projecto 3D Puzzles – Ícones Portugueses.

 

"É uma ideia que nasce do contexto onde estamos inseridos", começa por explicar Tiago Matos, um dos fundadores do Suricata. O colectivo está situado na baixa do Porto, zona obrigatória para os turistas que visitam a cidade. "Existe uma série de ofertas para os turistas e surgiu a ideia de criarmos algo diferente."

Foto
O coreto 3D

 

Assim, mantendo a tradição de utilizar referências tipicamente portuguesas, transformaram-nas em puzzles 3D. Tiago Matos, de 31 anos, salienta que recorreram a elementos icónicos de várias cidades, "não só do Porto, mas de todo do país, para criar um conceito mais transversal" e tentaram "ligar o lado lúdico ao lado decorativo do objecto".

 

O projecto 3D Puzzle – ícones Portugueses inclui um eléctrico, um quiosque, um coreto e um galo de Barcelos e, em Setembro, vai, também, ser lançado o barco Rabelo em versão puzzle. "O galo é uma identidade nacional. O coreto e o eléctrico identificam algumas praças da cidade do Porto, mas podemos encontra-los noutras cidades", refere o jovem responsável, acrescentando, ainda, que "o quiosque é muito típico do Porto e de Lisboa".

 

Um puzzle como decoração

O número de peças varia com os diferentes puzzles. O galo de Barcelos tem oito peças, enquanto o puzzle do coreto tem 44. Para construir o quiosque são necessárias 34 peças e o eléctrico tem 28.

 

"São construções de um nível básico, nada de muito complicado", afirma Tiago Matos. Mas para quem nunca teve jeito para a construção, as instruções de montagem estão presentes nas embalagens destes puzzles que são recordações com um toque lúdico.

 

Cada referência tem diferentes versões em MDF e em acrílico, que atraem públicos diferentes, pois, como esclarece o responsável, "algumas pessoas gostam de objectos com um aspecto inovador, e o acrílico seria esse elemento de diferenciação, mas também verificámos que o público conservador compra as versões em MDF".

 

Além de se poder construir um objecto que é uma referência nacional, o colectivo pretende ainda, tornar estas lembranças originais em peças de decoração, com o nome em português de cada peça gravado a laser. "A ideia é que uma pessoa não compre o típico souvenir, chegue a casa, encoste o objecto e ele deixa de ter mais significado", afirma o responsável. "Nós queremos que tenha esse acrescento de valor, para expor em casa".

 

O eléctrico tem sido o mais procurado da colecção 3D Puzzle – ícones Portugueses por quem visita as lojas do Porto onde estas recordações estão à venda. E depois do lançamento do barco Rabelo, o colectivo Suricata Design Studio prevê fazer mais algumas referências portuguesas em puzzles em 3D.

Sugerir correcção
Comentar