Programa PLI traz mais de 700 alunos brasileiros a Portugal

Programa estende-se a todas as universidades portuguesas em 2012

Foto
Rui Gaudêncio

Este ano são esperados mais de 700 estudantes brasileiros nas universidades portuguesas, que vão chegar ao abrigo do Programa Brasileiro de Licenciaturas Internacionais (PLI). Representantes de instituições dos dois países encontram-se esta terça e quarta-feira, 11 e 12 de Setembro, na Reitoria da Universidade do Porto, para a Reunião Geral do PLI.

 

O programa, criado no Brasil em 2010, é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como objectivo melhorar a formação dos professores, pretendendo, sobretudo, conseguir uma maior qualidade do ensino dos cursos de licenciaturas.

 

Em 2011, a Universidade de Coimbra recebeu os primeiros alunos no âmbito deste programa. Este ano, o PIL é alargado a todas as universidades portuguesas.

 

Para promover o intercâmbio de estudantes de Brasil e Portugal e aproximar as instituições dos dois países, terça e quarta-feira a Reitoria da Universidade do Porto vai receber membros do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e representantes de trinta instituições brasileiras, para a Reunião Geral do PLI.

 

No ano passado, o programa possibilitou a 442 estudantes brasileiros passarem por Portugal e em 2012, vai trazer mais de 700 alunos dos cursos de licenciatura de universidades brasileiras. A vontade é alargar o número de vagas para receber ainda mais estudantes no futuro.

 

O período de permanência dos alunos brasileiros em Portugal ao abrigo do PLI é de 2 anos. 

 

A Universidade do Porto (UP) já recebeu 80 estudantes para ingressarem no ano lectivo 2012/2013 inseridos neste programa de mobilidade. Todos os anos, cerca de 1000 estudantes vindos do Brasil ingressam na UP graças a protocolos estabelecidos com diferentes universidades brasileiras.  

Sugerir correcção
Comentar