Nomad procura guias: e se viajar fosse a tua profissão?

Viajar, conhecer novos sítios e partilhar experiências. E por que não juntar o útil ao agradável? É esse o objectivo da Nomad. Candidaturas arrancaram nesta segunda-feira

Foto
Luís Octávio Costa

Se conhecer novas culturas e povos é o que mais gostas de fazer, esta pode ser a oportunidade ideal para ti. A agência portuguesa de viagens, aventura e expedições Nomad está a recrutar líderes de viagens que querem mostrar diversos sítios a grupos curiosos e fazer disso a sua profissão.

Tudo o que precisas de ter é “experiência em viagens, paixão por certos destinos, coragem, ousadia e motivação para viajar em grupo”, diz Tiago Costa, um dos fundadores da agência.

Cinco anos após ter surgido no Porto, a Nomad conta com 17 colaboradores. A maior parte integrou a agência por convite, mas este ano houve a necessidade de alargar o leque a pessoas desconhecidas. “Neste momento queremos alguém que queira ser líder de viagem, alguém que consiga fazer disto a sua profissão”, diz Tiago Costa.

Foto
Luís Octávio Costa

E se o mais complicado é, por vezes, escolher o destino, a Nomad tem a tarefa simplificada. “Temos uma lista dos destinos que queremos, mas também pretendemos adaptar os líderes de viagem aos países que mais gostam”, afirma Tiago Costa.

Centenas de pessoas interessadas

As candidaturas arrancaram na segunda-feira e já existem “centenas de candidatos”, realça a agência. O prazo deverá ser prolongado até Outubro, mas caso não tenham encontrado o candidato ideal, será estendido até ao final do ano. E o processo é simples: os candidatos deverão enviar um email para cv@nomad.pt com as suas motivações e experiências de viagem.

Quanto ao processo de selecção este é feito por três etapas. Primeiro será feita uma avaliação das candidaturas e há uma série de critérios que irão ser tidos em conta. “A forma como as pessoas se dirigem a nós, como se apresentam, que tipo de e-mail nos enviam. Tudo isso é determinante para percebermos se o candidato integra o espírito da Nomad”, alerta Tiago Costa. Numa segunda fase, haverá uma entrevista presencial e, por fim, será feita uma programação de viagens aos candidatos.

No que toca a dinheiro, o ordenado varia consoante o tamanho dos grupos guiados pelo líder e, também, do tipo de viagem. Na Nomad há uma grande variedade de estilos de viagens. Desde explorar questões culturais aos passeios pela montanha, passando por viagens de comboio pela Índia, o importante é desfrutar de diferentes formas de explorar um mundo quase desconhecido.

Nesse sentido, pretende apoiar o turismo sustentável e as populações locais, promover o activismo ambiental e social, proporcionar aos “aventureiros” viagens activas que enriqueçam a experiência pessoal através da interacção e descoberta de novas culturas e, acima de tudo, representar produtos com um preço justo.

Sugerir correcção
Comentar