Apple+Twitter vai ser igual a quê?

A Apple tem domínio quase absoluto na venda de "hardware" que permite interacção social, mas tem uma lacuna enorme no domínio do "software" social

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A Apple - que tem pouco pé no domínio das redes sociais - tem estado em negociações com o Twitter nos últimos meses e pondera seriamente investir uma grande soma de dinheiro nesta rede de "microblogging". A notícia foi avançada pelo “The New York Times” (NYT), que cita fontes anónimas que têm participado nessas negociações.

A Apple tem um domínio quase absoluto na venda de "hardware" que permite a interacção social - iPhone, iPad, iPod -, mas tem uma lacuna enorme no domínio do "software" social. Aquela que pretendeu ser a sua estreia no domínio das redes sociais, o Ping, acabou por se revelar um fracasso. 

E para uma empresa que vende conteúdos - como música, filmes e livros - é importante saber quais os gostos dos seus utilizadores e de que forma estes gastam o seu tempo e dinheiro. “A Apple não tem uma rede social. Mas precisa a Apple de ser social? Sim”, disse recentemente durante uma conferência tecnológica o director-executivo da empresa, Timothy D. Cook. 

É por isso, de acordo com o "NYT", que a Apple está a ponderar investir “centenas de milhões de dólares” no Twitter, uma manobra que poderia fazer com que a empresa de "microblogging" se valorizasse para uma quantia superior a 10.000 milhões de dólares (8100 milhões de euros).

Esta foi a quantia referida por pessoas próximas das negociações e que o jornal americano não pôde citar, alegando questões de confidencialidade. As duas empresas indicaram oficialmente que não comentam rumores e desconhece-se se elas alguma vez chegarão a entendimento, caso se confirmem as negociações. 

Não é, porém, descabido acreditar que a Apple se tenha voltado para o Twitter, até porque as relações com os outros dois grandes gigantes tecnológicos americanos - o Facebook e o Google - não são as melhores. Ambas as empresas estão no mercado dos "smartphones" e dos "tablets", querendo competir directamente com a empresa da maçã, uma ambição que o Twitter já fez saber que não tem, facto que reduz o conflito de interesses. 

Aliás, o Twitter e a Apple já têm vindo a trabalhar em conjunto. Recentemente, a Apple introduziu características do Twitter no software dos seus "smartphones", "tablets" e computadores, ao passo que o Twitter tem investido muito tempo e dinheiro nas relações que mantém com a empresa sediada em Cupertino, Califórnia. 

É pública, aliás, a consideração que o Twitter tem pela Apple. “A Apple é um grande parceiro. Penso nela como sendo uma empresa pela qual nós sentimos admiração”, disse Dick Costolo, director-executivo da Apple. Caso as negociações sejam confirmadas, e a Apple decidir mesmo investir fortemente no Twitter, desconhece-se que tipo de relação se forjará.

A Apple é conhecida por comprar "start-ups", que posteriormente assimila na sua engrenagem. Neste caso esta abordagem seria menos lógica, até porque o Twitter é uma empresa bem estabelecida, com muito dinheiro em caixa - de investidores e publicidade - e que poderá estar a preparar-se para se lançar em bolsa nos próximos anos.

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