João Escaleira Amaral e Manuela Tamborino expõem em São Paulo

O urbanismo de São Paulo será projectado por dois arquitectos portugueses. O trabalho está em exposição no Museu da Casa da Brasileira

Foto

Os arquitectos portugueses, João Escaleira Amaral e Manuela Tamborino, voltam a expor em galerias internacionais. Se no ano passado estiveram no Instituto Smithsonian, em Nova York, este ano é a vez de passarem por São Paulo, no Brasil.

No âmbito do plano urbanístico desenvolvido, com o objectivo de edificar 19 bairros precários na cidade de São Paulo, os arquitectos foram convidados a expor no Museu da Casa da Brasileira.

A exposição "São Paulo: da cidade informal aos novos bairros" reúne vários projectos urbanísticos, que pretendem mostrar o processo de transformação de favelas em novos bairros integrados na cidade.

Foto

O projecto consiste em edificar uma estrutura pré-fabricada em betão leve, com aglomerados recicláveis. Materiais como o barro ou vidro expandido misturado com água, areia, cimento ou espuma de esferovite, são aplicados nestes protótipos. 

João Escaleira Amaral e Manuela Tamborino fazem parte do Coletivo Urbano, uma plataforma que reúne vários arquitectos internacionais. Frequentaram uma pós-graduação em Design Urbano no Instituto Federal Suiço de Tecnologia de Zurique (ETHZ) e venceram uma das categorias do concurso Renova SP. Aliás, foi a partir do projecto com que ganharam o concurso (urbanizar a área do Cabuçu de Baixo) que se concretizaram as exposições em museus internacionais (em Nova York e agora em São Paulo).

Foto

A exposição "São Paulo: cidade informal aos novos bairros" estará no Museu da Casa da Brasileira até ao dia 5 de Agosto.

Sugerir correcção
Comentar