Portugueses distinguidos no festival Cannes Lions

O anúncio com um carro quase invisível fez de Daniel Soares o primeiro português a receber um Grande Prémio neste festival que premeia a criatividade nas indústrias de comunicação

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Campanha polémica da United Colors of Benetton foi uma das vencedoras(DR)

O Cannes Lions volta a distinguir trabalhos em diversas áreas da comunicação que se destaquem pela criatividade. Nesta 59ª edição, dois projectos que contam com a participação de portugueses constam da lista de vencedores.

Na categoria Outdoor do Festival Internacional de Criatividade, em que são eleitos os anúncios mais originais, o vídeo publicitário desenvolvido pela agência alemã Jung von Matt Hamburg, onde o português Daniel Soares é director"junior art”, foi um dos escolhidos pelo júri.

O anúncio teria de passar a mensagem de que as emissões de CO2 do Mercedes-Benz B-Class F-Cell são nulas, como se o veículo fosse invisível para o ambiente. E foi isso mesmo que fizeram os criadores do vídeo publicitário “The invisible drive": tornaram o carro invisível. Cobrindo o veículo com LEDs e incorporando uma câmara no carro, este é guiado pelas cidades alemãs como se não estivesse lá.

Daniel Soares, que viveu durante um longo período na Alemanha e que voltou a Portugal para ingressar na universidade, esteve envolvido na criação do anúncio para a Mercedes-Benz. Este jovem de 25 anos torna-se, assim, o primeiro português a vencer um Grande Prémio naquele que é considerado por muitos o mais importante festival de criatividade do mundo.

Numa categoria em que concorreram 4,843 projectos, a Jung von Matt Hamburg dividiu o Leão principal com a empresa Ogilvy Changai, que desenvolveu um trabalho para a Coca-Cola.

Mas Daniel Soares não foi o único português a vencer em Cannes. Nuno Jerónimo e Paulo Martins desenvolveram a identidade do Canal180, que foi premiada com um Leão de Bronze na categoria de Design (o ouro foi para a República Checa e a prata ficou com o Reino Unido). Com multi-ecrãs e multiplataformas, o canal português concebeu um sistema visual icónico, com uma matriz de conteúdos de infinitas possibilidades.

Cannes Lions recebe 28 mil projectos

O anúncio dos vencedores destas categorias do Festival Internacional de Criatividade aconteceu ontem, 20 de junho. Mas o Cannes Lions destaca mais áreas em quatro cerimónias distintas.

A primeira entrega de prémios desta edição serviu para homenagear projectos nas categorias de Promo & Activation, Direct e PR. Nesta última, Porto Rico venceu o seu primeiro Grande Prémio, com uma canção reescrita para o maior banco do país, o Banco Popular. Em Porto Rico, 60 por cento dos cidadãos vivem de subsídios do Estado, algo que serviu de inspiração para a música “No Hago Más Ná” ("Não faço nada"). Para mudar esta atitude social, o banco pediu ao grupo que reescrevesse a música, alterando a sua mensagem, o que fez aumentar a popularidade da instituição bancária.

Nesta 59ª edição, o festival realizado em França tem uma nova categoria, dedicada à comunicação móvel. A grande vencedora do Mobile Cannes Lion foi a campanha “Hilltop Re-imagined for Coca-Cola”, desenvolvida pela Grow Interactive. O projecto consiste num aplicação que permite enviar uma Coca-Cola grátis para outra pessoa em qualquer canto do mundo, recorrendo às ferramentas do Google, sendo possível seguir o caminho percorrido pela lata.

Outro vencedor do festival foi o projecto Repellent Radio, em que uma emissora de rádio transmitiu, durante três semanas, uma frequência que repelia mosquitos, valendo à brasileira Go Outside Magazine o Leão em Rádio. Já a publicidade Unhate, dos polémicos beijos entre figuras públicas, criada para a marca United Colors of Benetton, destacou-se na categoria Press, além de mais vencedores nas restantes áreas do Cannes Lions.

Fundado em 1954, o prestigiado festival de criatividade nas áreas de comunicação recebe mais de 28 mil entradas, distinguindo várias agências publicitárias em dezoito categorias.

O  Cannes Lions, que começou a 17 de junho, vai decorrer até sábado, 23 de junho, com workshops e master classes e mais Leões a serem atribuídos.

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