Dia Mundial da Música comemorado em todo o país

Foto
A Orquestra Nacional do Porto apresenta-se no Coliseu da cidade DR

O Dia Mundial da Música é hoje assinalado em todo o país, com espectáculos que vão do jazz à música clássica e do fado aos grupos populares.

A norte, a Orquestra Nacional do Porto apresenta-se no Coliseu da cidade, num concerto dirigido pelo maestro Marc Tardue sobre composições de Rachmaninov e Tchaikovski.

Em Guimarães, as iniciativas dividem-se por vários espaços, desde o Paço dos Duques de Bragança até ao estabelecimento prisional regional, pontificando a música clássica e a música popular. Na Trofa, o Coro dos Meninos Cantores do Município aproveita o Dia Mundial da Música para comemorar o seu terceiro aniversário, cantando a história do próprio grupo, no Cine Nova Trofa.

Chaves celebra a música com um recital de piano na Capela do Forte de São Francisco, com Raul Pinto a interpretar Schubert e Chopin, enquanto os bragançanos assistem a um concerto com bandas rock, no Cine Teatro Torralta.

Em Aveiro, na Praça do Peixe, o programa inclui o quarteto de cordas da universidade, o grupo de xailes, a fadista Lizete, o DJ Gustavo, a orquestra ligeira da cidade e os Naked Skin.

No centro do país, em Coimbra, o Dia Mundial da Música é celebrado na Casa Municipal da Cultura, com o grupo portuense de música e poesia A Cor das Ovelhas Amarelas?, que apresenta o espectáculo "Sigilo Absoluto".

Em Leiria é inaugurada uma exposição com cerca de 150 objectos que mostram o percurso do etnomusicólogo Michel Giacometti, nascido na Córsega em 1930 e falecido em 1990 em Portugal onde, desde 1959 havia procedido à recolha em fita magnética da música popular portuguesa, desde os cantos de trabalho aos cânticos religiosos.

Na Nazaré ouve-se jazz, com o Ruben Alves Trio no Theatro Chaby Pinheiro, com Ruben Alves ao piano e acordeão, Paulo Gaspar nos clarinetes e Alexandre Frazão na bateria.

Em Lisboa a Orquestra Metropolitana dá um recital na Igreja de Nossa Senhora da Assunção da Azambuja, com o trio de flautas e violoncelo, para interpretar Haydn e Berio.

Em Évora, no auditório da Academia de Música poderá ouvir-se um recital com a mezzo-soprano Liliane Bizinek e a pianista Natalia Ryabova.

Mais a sul, sob o tema "Música, uma linguagem universal", a Orquestra do Algarve dedica o Dia Mundial da Música às crianças, com um concerto no auditório do Instituto Português da Juventude, em Faro, para 300 alunos do ensino básico, realizando também concertos de câmara em vários espaços da universidade.

Sugerir correcção
Comentar