Wish Dish: pode a cozinha ser solidária?

Trata-se de menu solidário com receitas concebidas por vários chefs portugueses de renome, direccionado à realização dos sonhos de jovens que lutam contra doenças graves

Chef José Avillez
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dcarlbom/Flickr
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A Fundação Make-a-Wish Portugal celebra o seu 32.º aniversário com a iniciativa Wish Dish. Trata-se de um prato ou menu solidário com receitas concebidas por cozinheiros portugueses de renome — como o jovem chef José Avillez —, direccionado à realização dos sonhos de crianças e jovens que lutam contra doenças graves.

Até ao dia 6 de Maio, em mais de 100 restaurantes por todo o país, será possível participar activamente na concretização de sonhos infantis. Numa parceria entre a Make-a-Wish Portugal, a Mytable e a Cozinha Divina, por cada prato Wish Dish pedido nos restaurantes participantes da iniciativa, ou por cada reserva feita no site MyTable (onde preço média varia entre os 15 e os 40 euros), dois euros revertem para a Make-a-wish Portugal.

A Fundação Realizar um Desejo é a filial portuguesa da reconhecida Make-A-Wish®Internacional e existe desde 2007. A missão é esta: concretizar os sonhos de crianças e jovens entre os três e 18 anos que lutam contra uma doença grave. Até agora, mais de 110 jovens conheceram a materialização dos seus desejos.

Polvo à Oaxarca ou Peixe Escorpião?

Segundo Mariana Tavares, directora executiva da fundação, há “bastantes sonhos em lista de espera”, mas estima que 15 deles vão ser realizados. Assim sendo, um prato, um menu ou uma simples sobremesa, contribuirão para a felicidade do Gabriel, da Cristina, e de outros meninos e meninas que acharam, nesta instituição, uma via para satisfazerem os seus desejos.

O mote é “ajudar a Make-a-Wish sabe bem”, afirmou a responsável portuguesa, uma vez que a fundação também quer “oferecer algo às pessoas”. Este conceito, já praticado em outros países, ajusta-se a Portugal “porque os portugueses gostam de comer bem”, afirmou ainda.

A resposta dos chefs à proposta feita pela Make-a-Wish foi “um sim imediato”, garantiu Mariana Tavares. Entre algumas das propostas culinárias há: o “Polvo à Oaxarca”, de Chakall; o “Wish Hamburguer”, de José Avillez; e o “Peixe Escorpião”, de Rui Paula.

Para José Avillez, “esta campanha toca-nos a todos de forma especial”, garantiu ao P3. Criado especialmente para esta campanha, o Wish Hamburguer é feito de barrosã com presunto, tomate, alface e batatas fritas e é o contributo deste conhecido chef, que acredita que “a criação de uma rede de apoio é fundamental para ultrapassar a crise”

 

O chef Luís Baena foi também um dos convidados. Em conversa com o P3, confirmou que a sua proposta foi criada exclusivamente para esta acção. Concebeu uma sofisticada sanduíche com bifinhos de cebolada mas, como “as crianças pensam que não gostam de cebola”, disfarçou o ingrediente transformando-o em pasta.

 

Com mais alguns “projectos alinhavados”, Mariana Tavares garantiu ainda que, a correr bem, será uma “dinâmica a repetir uma vez por ano, no mínimo”.

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