Frank & Stein, a irreverência é a especialidade delas

Rita, Mónica e Isabel criaram uma marca de roupa 100% nacional: a Frank & Stein é uma dupla fictícia que "esconde" um trio criativo. O "showroom" é na Pensão Amor, em Lisboa

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Conheceram-se na agência publicitária Strat e decidiram criar um negócio com grafismo e com humor. Duas designers gráficas, Rita e Mónica, aliaram-se a uma redactora, Isabel, e fundaram, a Frank & Stein, uma marca nacional ao estilo das duplas Dolce & Gabanna ou Viktor & Rolf. Só que, neste caso, são três e o nome nada tem a ver com o romance de terror de Mary Shelley.

A dupla fictícia que, na verdade, é uma tripla, não abre mão do humor. Por isso mesmo, as três amigas deram vida a Frank e a Stein, o rebelde e o certinho, respectivamente, uma espécie de alter ego. Com um capital inicial de 15 mil euros, as três amigas, todas de 38 anos, avançaram com o projecto em Fevereiro de 2010 e, para já, não esperam grandes lucros: "Esta ainda é uma fase de investimento", garante Rita Antunes, uma das sócias.

Desenham peças irreverentes e que primam pela diferença... uma aposta que consideram ter sido ganha. A marca já conquistou clientes em vários pontos do globo e está disseminada, inclusive, por sites americanos, como o US.Trendy. Em Novembro de 2011, instalaram-se na Pensão Amor, em Lisboa.

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"Cada peça é muito especial"

A etiqueta que acompanha cada artigo conta sempre uma história, inserida numa colecção. A primeira colecção da Frank & Stein tinha como tema o "Renascer". Uma das histórias que contava era a do renascer da Fénix. Neste caso, "a Fénix vai a Las Vegas, ganha o Jackpot e renasce das cinzas", diz Rita em tom galhofeiro.

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Na segunda, a ambição foi o mote: a ambição de nadar no meio de tubarões, a ambição pela fama, a ambição de ir mais longe. A terceira e última colecção surgiu com uma novidade: peças para homem. Escolheram como mascote os animais — não que com isso queiram injuriar alguém.

Ursos, leões e lobos compõem a família animalesca das peças masculinas. Aliás: "Felizmente, alguns tipos têm o instinto do lobo, que significa que, quando o caminho se torna muito duro, a sua astúcia encontra sempre o atalho certo", lê-se no site das designers.

Para 2012 — um ano que se espera "ainda mais positivo do que 2011", afirma Rita — já há planos na calha: aumentar a colecção. Objectos do dia-a-dia, como louças ou mobiliário, vão completar a oferta. Entre os 30 e os 100 euros, a loja online e as 17 lojas espalhadas por Portugal que vendem esta marca garantem aos interessados uma peça "muito especial". 

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