George Hardie: "Excelentes eram as bandas, não o design"

O designer de "The Dark Side of The Moon" esteve no Porto no âmbito da ESAD talks. "Noticing Things" contou com um auditório apinhado. Antes conversou com o P3

Fernando Veludo/nFactos
Fotogaleria
Fernando Veludo/nFactos
Fernando Veludo/nFactos
Fotogaleria
Fernando Veludo/nFactos

“Não falo muito sobre o meu trabalho de álbuns — já podem ir embora — porque isso foi há 45 anos”. George Hardie, licenciado pela Royal College of Art, em Londres, trabalhou com Jeff Beck, Black Sabbath, Led Zeppelin e Pink Floyd. E falou mesmo sobre álbuns.

Como se sente sendo o responsável por uma das capas mais icónicas de sempre?

Podia ser inocente e perguntar sobre qual das capas estás a falar. “The Dark Side of The Moon”, certo?

Foto
“The Dark Side of The Moon” DR

Certo. Tinha noção do impacto que aquele desenho ia ter uns anos depois?

Foto
Wish You Were Here DR

Não, não... E só soube como era a música muito depois de ter feito os desenhos. Nunca fui muito bom com música.

Foto
“The Dark Side of The Moon” DR

Mas agora são inseparáveis...

Foto
Wish You Were Here DR

Sim. Mas as pessoas esquecem-se que eu trabalhava com os Hypnosis e eles, quando eram crianças, tinham andado na escola com os Pink Floyd. Eles conheciam-nos a eles e à sua música. Mas o que mais me importa são as letras e eles escrevem letras óptimas. Foi assim que os consegui entender. Essa capa, particularmente, é muito estranha. O Storm Thorgerson, dos Hypnosis, encontrou uma fotografia e perguntou se podia transformá-la na capa de um álbum e foi esse o meu trabalho. Um trabalho bastante pequeno, na verdade. A razão pela qual se tornou tão bem sucedido é que foi um dos primeiros álbuns que dava muitos brindes. Fiz autocolantes, posters... A capa de "Wish You Were Here" tinha mais a ver comigo.

Mas o seu primeiro trabalho a sério foi a capa do álbum homónimo de Led Zeppelin...

Tudo isto aconteceu porque estudei na Royal College of Art, uma universidade muito boa. Tinha muitos departamentos, que se misturavam. O Storm Thorgerson andava na Escola de Cinema e pediu-me para fazer um lettering para um álbum do Jeff Beck. Depois disse-me que tinha que conhecer uma banda nova chamada Led Zeppelin e fiz uma coisa bastante boa para eles, mas rejeitaram-na. O Jimmy Page perguntou se podia ser com aquela fotografia. Então eu desenhei a fotografia porque não sabia o que fazer com ela. Portanto, é com muita sorte e eu gosto de sorte. Mas não, não foi com um design excelente. Excelentes eram as bandas.

Qual é o seu episódio preferido dessa fase de rock and roll?

Numa estação de metro conheci o Paul e a Linda McCartney. “Às vezes gostamos de ver como Londres é", disseram-me. A falar com eles estava um negro, que eu pensei ser um músico que estivesse estado a trabalhar com eles. Fomos todos juntos, no metro, para casa. O Paul morava perto de mim também. E fomos falando até que o Paul e a Linda se despedirem. Depois despedi-me do estranho. "Prazer em conhecê-lo". E ele responde "foi óptimo conhecer o John Lennon, não foi? Sempre quis conhecer o John Lennon”.

Sugerir correcção
Comentar