Jovem português distinguido com foto subaquática nos Açores

Fotografia “Racing blue” mereceu um “alto louvor” no concurso promovido pelo Museu de História Natural de Londres

Foto
Tubarão azul ao largo do Faial, nos Açores Nuno Sá/Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year 2011

A imagem de um tubarão azul ao largo do Faial, nos Açores, deu ao jovem fotógrafo português Nuno Sá (1977) um "alto louvor" no concurso Veolia Environment Wildlife Photographer of the Year 2011.

"Racing blue" foi a fotografia com a qual Nuno Sá ganhou um "alto louvor" na categoria "The Underwater World", distinguindo-se entre um total de 41 mil fotografias vindas de 95 países. A imagem vencedora deste ano é "Still life in oil", do espanhol Daniel Beltrá.

Nuno Sá – que já na edição de 2008 recebeu um "alto louvor" na categoria Animals in their Environment atribuído à fotografia "Orcas at Sunset"- tirou a fotografia ao largo da ilha do Faial, quando acompanhava uma equipa de investigadores da Universidade dos Açores.

Tubarão azul é espécie ameaçada

Os cientistas estudavam a importância dos montes marinhos para a reprodução dos tubarões azuis. Segundo um comunicado, o objectivo do fotógrafo era "mostrar a beleza deste predador de topo", uma espécie ameaçada pela captura de 20 milhões de indivíduos todos os anos.

A fotografia de Nuno Sá, natural dos Açores, é uma das 108 seleccionadas pelo júri do Veolia Environment Wildlife Photographer of the Year e está em exposição no Museu Nacional de História Natural de Londres, juntamente com todos os vencedores.

O prémio, promovido pela BBC Wildlife Magazine e pelo Museu de História Natural de Londres, foi lançado em 1965 e nesse ano recebeu 600 fotografias a concurso; no ano passado foram 40 mil as concorrentes. Todos os anos, a exposição viaja por cerca de 90 países. De 29 de Setembro a 30 de Dezembro, os vencedores da edição de 2010 estão expostos no Museu Nacional de História Natural e da Ciência em Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar