Felipe Oliveira Baptista e a estreia em Nova Iorque

Refrescar a imagem da marca é um dos objectivos

Lacoste quer ver crescer o segmento de roupa feminina DR
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Lacoste quer ver crescer o segmento de roupa feminina DR
Açoriano reside em Paris há mais de uma década   Fernando Veludo/N Factos
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Açoriano reside em Paris há mais de uma década Fernando Veludo/N Factos

Na presença de alguns dos mais importantes nomes da imprensa do sector, dos que fazem e desfazem carreiras, Felipe Oliveira Baptista estreou-se dia 10 de Setembro à frente da direcção criativa da Lacoste na Semana de Moda de Nova Iorque - uma das quatro grandes e sob segurança reforçada devido à ameaça terrorista.

O criador, que há um ano disse não se considerar "bandeira da moda portuguesa", mostrou a colecção Primavera/Verão 2012 e, assaltado por dezenas de jornalistas após o desfile, confirmou: "Mostrar em Nova Iorque é uma nova escala, bem maior do que aquilo a que estou habituado em Paris."

O açoriano reside em Paris há mais de uma década e integra o calendário oficial da Semana de Moda com a sua marca em nome próprio, apadrinhado no início da carreira pelo criador francês Jean-Paul Gaultier.

O primeiro criador português a assumir a direcção criativa de uma casa de moda parisiense (e que já trabalhou com as italianas Max Mara e Cerruti, com a japonesa Uniqlo ou a Nike) encarou a necessidade de refrescar a imagem da marca dos pólos do crocodilo com "um enquadramento mental de design mais democrático".

Aposta na roupa feminina

Através do criador português, a Lacoste (presente em 114 países, lucro como grossista de 1400 milhões de euros em 2009) propôs sobretudo roupa e acessórios femininos.

Este é um segmento de mercado que a marca quer ver crescer - visto que em 2010 representava, segundo o criador, apenas 15% do seu volume de negócios -, com silhuetas que repensam a estrutura da roupa desportiva, do "piqué" dos pólos em "jersey" de seda aos vestidos de inspiração "rubgy" em cores sóbrias e estampados geométricos.

A Lacoste apresentou vários pólos para mulher, em versão sexy ou vestido. "É uma marca de 'sportswear' e por isso muito masculina", diz Felipe Oliveira Baptista, que tem a direcção criativa de várias linhas da marca.

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