A maior colecção da Europa de "soft" e "hardware"

Donkey Kong, Sonic, Street Fighter, Pong, Lemmings, Arkanoid, Pac-Man... Querem mais?

Foto
Jörg Metzner/Computerspielemuseum

Desengane-se quem acha que o maior tesouro dos videojogos está na sua própria casa, a ganhar pó nas prateleiras ou nos caixotes empilhados no sótão. Nem que lá esteja uma Galaxy Invader 1000 ou uma Donkey Kong Game & Watch.

Dificilmente chegará aos calcanhares do espólio do Museu dos Jogos de Computador, que em Janeiro reabriu em Berlim. Trata-se de um arquivo invejável de 14 mil jogos e uma aula sobre a evolução do melhor amigo do homem – qual cão, qual quê.

Karl-Marx Alee, 93a. Entre os blocos brancos e verde alface encaixados como num "Arkanoid", é possível ver – tocar e jogar nalguns casos – em autênticas preciosidades, cerca de 50 jogos electrónicos de bolso, computadores pessoais cronologicamente ordenados (de 1971 a 2001) e a “Brown Box”, o protótipo da primeira consola concebido nos anos 60 por Ralph Baer.

Foto
Cada caixa é um tesouroDR

“Não gostariam de saber quem desenvolveu este fantástico jogo? Quem compôs a música? Quem pensou o grafismo? E o argumento?”, pergunta o próprio Ralph Baer, pioneiro na indústria.

Foto
Uma tarde passa a voarDR

De regresso à ficção vintage. Enquanto os especialistas debatem qual o primeiro jogo electrónico da história, o Computerspiele Museum recupera o primeiro jogo de “arcade” ("Computer Space" lançado em 1971, um verdadeiro fracasso de bilheteiras) e carrega no “on” da Magnavox Odyssey, a primeira consola, aquela que inspirou Nolan Bushnell, fundador da Atari e inventor do "Pong".

Apenas 2500 quilómetros

Claro que há zonas especiais para os fãs de "Pac-Man", para os viciados no "Sonic the Hedgehog" e para aqueles que investiram muitas moedas no "Street Fighter" até conseguirem derrotar M.Bison.

Envoltos numa aura de néon verde estão o Commodore 64, o Game Boy, a Super Nintendo e uma colecção de sucedâneos Game & Watch a par do primeiro jogo com mensagens politicas nas entrelinhas ("Balance of Power", lançado em 1985).

Já chega? Estamos separados por cerca de 2500 quilómetros. Se conduzirmos dentro da lei estamos lá em 24 horas... Última tentativa: passem os olhos por esta "timeline".

Sugerir correcção
Comentar