"O meu filho é gay?" O Android responde

Ele gosta de futebol? De divas da música? Tem um melhor amigo? "App" francesa faz 20 perguntas e no final delibera: gay ou hetero

Foto
Criadores dizem que a app é uma abordagem lúdica DR

As reacções oscilam entre a revolta e o espanto. O Android disponibiliza uma aplicação que pretende ajudar os pais a perceber a orientação sexual do filho: são 20 perguntas – para assinalar “sim” ou “não” – e a promessa de uma resposta assertiva no final.

A "app" - "Mon Fils Est-Il gay?" - foi desenvolvida pelos franceses da Emmene Moi, custa 1,99€ e está disponível também em inglês. Os criadores rejeitam as acusações de homofobia: "A aplicação foi criada com uma abordagem lúdica", justificam. "Não é baseada em estudos científicos e pretende, através do humor, ajudar os pais a aceitar a homossexualidade dos filhos". Eis a lista das perguntas que a "app" lança:

- Ele gosta de se vestir bem?

- Dá importância às roupas e às marcas?

- Ele gosta de futebol?

- Antes do seu filho nascer, desejou que fosse uma rapariga?

- Alguma vez participou numa luta?

- Lê revistas desportivas?

- Tem um melhor amigo?

- Gosta de desportos de equipa?

- Ele é modesto?

- Ele gosta de divas da música?

- Passa muito tempo na casa de banho?

- Ele tem piercings no nariz, língua ou orelha?

- Ele gasta muito tempo a preparar-se antes de ser visto em público?

- Alguma vez se questionou sobre a orientação sexual do seu filho?

- Você é divorciado?

- Ele gosta de comédias musicais?

- Alguma vez lhe apresentou uma namorada?

- É muito autoritário com o seu filho?

- Na família, o pai está ausente?

- Quando era criança, o seu filho era tímido?

- Ele tem uma relação próxima com o pai?

Paulo Côrte-Real, presidente da ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero fala de mais uma etapa na "gigante história de estereótipos" ligados à homossexualidade: "É uma aplicação absurda", disse. Na revista Instinct Magazine descrevem a "app" como uma "ciência de estereótipos ofensivos" enquanto a Jezebel diz que é "horrível e feita de estereótipos". A questão é: Deve o Android Market excluir a aplicação? De acordo com a política de mercado que anuncia, sim.

Na internet, há já uma petição para que acabem com esta aplicação. Mas os franceses da Emmene Moi protegem-se com a resposta final dada pela aplicação, caso o resultado para a pergunta "O seu filho é gay?" seja positiva: "Não precisa de pensar mais! Ele é gay! Aceite-o!". 

Artigo actualizado às 15h36 de 1 de Outubro

Sugestão de utilizador

Sugerir correcção
Comentar