Amazon lança tablet e aposta em Kindles de preço reduzido

Lançado "tablet" para concorrer com o da Apple: chama-se Kindle Fire e emite luz. Ainda não pode ser encomendado em Portugal

Foto
Jeff Bezos na apresentação da nova linha de Kindles Reuters

Foram mais novidades do que toda a gente esperava – e a preços mais reduzidos. A Amazon parece querer toda a gente a ler "ebooks" e apresentou na quarta-feira três novos Kindle com ecrã de tinta electrónica (dois a custarem menos de 100 dólares) e ainda um "tablet" Android, por 199 dólares (cerca de 145 euros).

Esta é a primeira vez que a Amazon apresenta Kindles abaixo dos 100 dólares (73 euros), numa estratégia para fazer crescer ainda mais o negócio de livros electrónicos em que tem apostado com sucesso.

O modelo mais barato custa agora 79 dólares (58 euros) e não tem um ecrã sensível ao toque (o que a empresa descreveu como uma vantagem para quem não quer dedadas no ecrã). "Vamos vender milhões destes", antecipou o presidente e fundador da empresa, Jeff Bezos, numa conferência de imprensa em Nova Iorque.

Foto
Em Maio de 2011 as vendas de livros electrónicos ultrapassaram pela primeira vez as de livros impressos Reuters

Publicidade nas telas

Com um peso de 170 gramas e desenhado para poder ser guardado num bolso, o novo Kindle vai apelar sobretudo aos utilizadores que queiram um aparelho simples de leitura.

A Amazon mostrou ainda um modelo que custa 99 dólares e que tem um ecrã sensível ao toque e um Kindle de 149 dólares (109 euros), que integra ligação 3G gratuita em vários países.

Todos os preços são para aparelhos com publicidade incluída, um sistema que a Amazon já tinha integrado este ano num dos modelos anteriormente à venda: quando não está a ser usado, o ecrã do aparelho mostra anúncios publicitários. Para modelos sem publicidade, os preços sobem.

Para Portugal, porém, só está por agora disponível o modelo mais barato, na versão sem publicidade. Custa 122 euros.

Livros digitais ultrapassam impressos

A Amazon nunca divulgou os números de venda dos sucessivos modelos de Kindle (o primeiro foi lançado em 2007). A empresa avança apenas que é o produto da Amazon mais vendido e em Maio de 2011 as vendas de livros electrónicos ultrapassaram pela primeira vez as de livros impressos. Na apresentação, Bezos anunciou já ter vendido mais de um milhão de livros para o Kindle.


Como já era antecipado há muito, a livreira decidiu entrar no mercado dos "tablets" – que são também usados para a leitura de livros.

O "tablet" mostrado hoje chama-se Kindle Fire e tem um ecrã de sete polegadas a cores e que emite luz (contrariamente aos ecrãs de tinta electrónica dos outros Kindle).

Está equipado com o sistema Android, que é a principal plataforma a concorrer com a Apple. Tal como muitos outros fabricantes fizeram, a Amazon desenhou uma interface própria para o seu aparelho. Para já, não pode ser encomendado a partir de Portugal.

Lê o artigo completo no PÚBLICO

Sugerir correcção
Comentar