Conhece outras profissões estratégicas

Estudo revelou profissões importantes para a economia do país na próxima década. Conhece algumas aqui

Foto
Turismo e saúde são duas das áreas com perspectivas de empregabilidade Luís Octávio Costa

Até 2020, cerca de 20 mil desempregados devem ser requalificados a partir de profissões identificadas como estratégicas para o país por um estudo do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Agência Nacional para a Qualificação e gabinete de planeamento do Ministério da Economia. 

O turismo é um dos sectores com mais perspectivas de crescimento, estando prevista a existência de 1199 mil postos de trabalho em 2020. Técnico de gestão de canais online, técnico de vinhos, operador online de agências de viagens são algumas das profissões identificadas.

Na área da energia e ambiente, o estudo destaca profissões como técnico de jardinagem e espaços verdes, técnico especialista em energias renováveis e técnico de gestão de resíduos perigosos. Dos 6063 postos de trabalho na área da energia renovável, 3460 são na área da energia eólica.

Motorista de veículos pesados, técnico de socorro e emergência de aeródromo e técnico de operações aeroportuárias são algumas das profissões da área de mobilidade e transporte.

Na saúde, profissões associadas a apoio domiciliário, geriátrico e cuidados continuados têm especial destaque. Mas há também profissões mais técnicas, como mecânico reparador de equipamentos electrónicos e técnico especialista em telecomunicações e redes.

O comércio e serviços, agricultura e agro-alimentar e construção são outras áreas em destaque, com profissões como técnico de vitrinismo, esteticista, agricultor biológico, operador de máquinas agrícolas e controlador de sanidade industrial.

Sugerir correcção
Comentar