Câmara exige à Altice melhoria da rede de comunicações

O presidente da Câmara de Vila Velha de Rodão, Luís Pereira, diz que a qualidade das comunicações móveis sofreu uma "acentuada degradação" no decorrer do último ano. Operadora diz que não recebeu nenhum ofício da autarquia.

Foto
Vila Velha de Rodão Manuel Roberto

O presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão exigiu à Altice a melhoria da cobertura da rede móvel no concelho, cuja "acentuada degradação" levanta preocupação ao nível da segurança com o aproximar da época crítica de incêndios.

Em comunicado enviado esta terça-feira  à agência Lusa, o presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, explica que enviou um ofício à operadora de telecomunicações e à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), no qual alerta para os problemas relacionados com a quebra de comunicações no concelho, reportados inúmeras vezes, sem que tenham sido resolvidos.

A Altice Portugal negou ter recebido qualquer ofício da Câmara de Vila Velha de Ródão sobre anomalias da rede móvel no concelho e adiantou que encetou contacto institucional com o autarca local para obter informações sobre a reclamação.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Altice Portugal diz-se surpreendida com a notícia sobre a anomalia de rede móvel em Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco, e diz ter estabelecido contacto institucional imediato com o autarca local para "obter informações objectivas" sobre a reclamação que desconhecia.

"A persistência destas ocorrências, para além dos elevados transtornos que diariamente causam aos utilizadores da rede móvel, coloca-nos também sérias preocupações no domínio da segurança", afirma.

O autarca realça ainda a aproximação da época crítica dos incêndios e a extensa área florestal do concelho, cerca de 70% da sua área total.

"Acresce ainda a existência de um polo industrial com empresas de significativa dimensão, a fiabilidade da rede móvel é absolutamente crítica para o estabelecimento da comunicação visando assegurar a segurança das pessoas e bens", sustenta.

Neste âmbito, solicitou à Altice que implemente, com a maior brevidade possível, as medidas necessárias para repor e garantir a qualidade das comunicações móveis, que, segundo o autarca, no decorrer do último ano, sofreu "uma acentuada degradação" da qualidade do serviço, "com quebras significativas nas comunicações e falhas na cobertura".

"Não foi até ao momento recebido qualquer ofício ou reclamação, por esta administração, oriunda deste município [Vila Velha de Ródão], facto este que não obstaculizou a deslocação imediata dos engenheiros da empresa a este concelho, onde se encontram no dia de hoje [terça-feira], no sentido de fazer o apuramento da situação relatada e que é nova para a Altice Portugal", lê-se na nota.

A Altice Portugal adianta que foi agendada, na segunda-feira, uma reunião a pedido do autarca, com o presidente executivo da Altice Portugal, por manifesta vontade em conseguir uma parceria de investimento em infraestruturação em fibra ótica no concelho de forma a torná-lo mais capaz e atrativo ao investimento privado.

"Mantêm-se os contactos institucionais com o município, no sentido de que, caso se verifique uma qualquer anomalia na transmissão de rede, esta fique sanada no mais curto período de tempo possível", sustenta a Altice Portugal.

Sugerir correcção
Comentar