Champions e Liga Europa com mais substituições, mais suplentes e reforços no Inverno

Alterações às regras da Liga dos Campeões e Liga Europa.

Foto
Eric Gaillard

A UEFA anunciou mais um conjunto de alterações a implementar já a partir de 2018-19 nas provas que organiza: mais substituições, mais suplentes na ficha de jogo (no caso das finais), e a possibilidade de inscrever reforços de Inverno que já tivessem actuado nas provas da UEFA por outro clube na primeira metade da temporada são as principais novidades anunciadas pelo organismo que tutela o futebol europeu.

Depois de ter feito mudanças nas regras de acesso à Liga dos Campeões e Liga Europa (no caso português, a consequência mais evidente é o segundo classificado da I Liga ter de iniciar na terceira pré-eliminatória o caminho até à fase de grupos), a UEFA ajustou outros aspectos do regulamento, como por exemplo a inscrição de jogadores contratados no mercado de Inverno. Até agora, um futebolista que tivesse disputado a fase de grupos de uma das provas europeias e no período de transferências de Janeiro trocasse de clube via-se impedido de representar o novo emblema nos jogos a eliminar. Agora, “em conformidade com a situação regulatória existente nos diferentes campeonatos nacionais, que não impõem restrições à elegibilidade para competições de jogadores registados por um novo clube durante o mercado de Inverno”, a UEFA dá aos clubes a possibilidade de inscrever até três reforços, sem restrições.

Nas finais da Liga dos Campeões, Liga Europa e Supertaça europeia, os clubes vão ter a possibilidade de incluir 23 jogadores na ficha de jogo. “Isto irá permitir nestas finais ter no banco 12 suplentes (em vez de sete), dando aos clubes, e em especial aos treinadores, mais flexibilidade em relação a substituições, e facilitar a gestão do plantel para o jogo mais importante da época”, podia ler-se no site oficial da UEFA. Para além disso, em jogos da fase a eliminar que impliquem disputar prolongamento, os clubes terão a possibilidade de fazer uma quarta substituição.

O organismo que tutela o futebol europeu confirmou também as mudanças nos horários dos jogos nas provas que organiza. As 19h45 deixarão de ser a hora da Champions: “Jogos do play-off, fase de grupos, oitavos-de-final, quartos-de-final, meias-finais e final da Liga dos Campeões vão começar às 20h. No entanto, em cada jornada da fase de grupos, dois dos jogos de terça e quarta-feira vão começar às 17h55. Todos os jogos da última jornada serão disputados à mesma hora”, explica a UEFA, ressalvando que podem ser definidas excepções a esta regra. Na Liga Europa as 17h55 e as 20h substituem os horários utilizados até agora (18h e 20h05). “A Supertaça europeia terá início às 20h”, conclui a UEFA.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários