Velejador da Volvo Ocean Race desaparecido no Oceano Pacífico

O inglês John Fisher caiu ao mar numa zona remota, onde a temperatura da água ronda os nove graus.

Foto
John Fisher é um dos tripulantes da equipa Scallywag DR

O velejador inglês John Fisher, da equipa Scallywag, da qual faz parte o português António Fontes, encontra-se desaparecido há quase sete horas no Oceano Pacífico, a cerca de 2.250 km a Oeste do Cabo Horn, após “um incidente de homem ao mar” ocorrido nesta segunda-feira, informou a organização da Volvo Ocean Race (VOR).

Num curto comunicado divulgado ao início da noite, a direcção da regata da VOR esclarece que foi informada pelo Scallywag de "um incidente de homem ao mar, ocorrido hoje (segunda-feira) à tarde”, aproximadamente às 14h42. “A equipa, juntamente com o Centro de Coordenação de Resgate Marítimo (MRCC), está a realizar uma operação de busca e resgate para recuperar o tripulante desaparecido, John Fisher, que usava o equipamento de sobrevivência quando caiu ao mar”, é ainda adiantado.

O incidente ocorreu aproximadamente a 1.400 milhas (cerca de 2.250 km) a Oeste do Cabo Horn, o ponto mais meridional da América do Sul, numa localização remota onde as condições meteorológicas são muito adversas - vento de 35 nós (mais de 60km/h), ondas de seis metros e temperatura da água a rondar os 9 graus Celsius.

Os responsáveis da VOR, que reconhecem estar “profundamente preocupados, especialmente dadas as condições meteorológicas”, referem ainda que “não é uma opção desviar qualquer um dos outros seis concorrentes da Volvo Ocean Race, que estão pelo menos a 320 km mais a Leste e a favor do vento” para “auxiliar na operação de resgate”, tendo sido identificado “um navio a aproximadamente 400 milhas náuticas de distância”, que “foi desviado para o local”.

Natural de Southampton, Fisher, de 47 anos, participa pela primeira vez na Volvo Ocean Race. A sétima etapa da prova de circum-navegação por equipas é a mais temida pelas tripulações. Os sete VO65 partiram de Auckland, na ilha norte da Nova Zelândia, rumo a Itajaí, município brasileiro localizado no estado de Santa Catarina, numa distância de 7.600 milhas náuticas (cerca de 14.000 km) através dos inóspitos, frios e turbulentos mares do Pacífico Sul.

Sugerir correcção
Comentar