Feira do Livro do Porto homenageia José Mário Branco

A edição deste ano deverá decorrer, como habitualmente, nos jardins do Palácio de Cristal, em Setembro.

Foto
José Mário Branco, com Sérgio Godinho, em 2009 Nuno Ferreira Santos

O cantor e compositor José Mário Branco é a figura escolhida para ser o homenageado e figura central da edição deste ano da Feira do Livro do Porto. A Câmara do Porto divulgou a escolha na tarde desta quarta-feira, explicando que esta é também uma forma de assinalar “os 50 anos de carreira do cantautor portuense”.

Autor de músicas de intervenção emblemáticas ainda durante a ditadura e após o 25 de Abril de 1974 – Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades (1971), Inquietação (1982) ou FMI (1982) –, José Mário Branco vai ser a quarta figura da Cultura portuense a ter o seu nome associado a uma das árvores da Avenida das Tílias, no Palácio de Cristal, depois de Vasco Graça-Moura, Agustina Bessa-Luís, Mário Cláudio e Sophia de Mello Breyner Andresen.

Numa informação enviada à imprensa, a Câmara do Porto afirma que a carreira do autor nascido no Porto a 25 de Maio de 1942 será “recordada, dissecada e detalhadamente fruída” na edição deste ano da feira, que decorrerá, como habitualmente, em Setembro. José Mário Branco estará, assim, no centro da programação cultural e de animação que acompanha a feira, estando prevista também uma conversa entre ele e Anabela Mota Ribeiro.

Sugerir correcção
Comentar