Príncipe herdeiro da Arábia Saudita afasta chefias militares

Durante a noite foram divulgados uma série de decretos reais sobre o afastamento de responsáveis na Força Aérea, Terrestre, Exército e Ministério do Interior. Não foi avançada nenhuma justificação oficial.

Foto
Ao fundo, o príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman Reuters

As chefias militares sauditas foram afastadas através de uma série de decretos reais que foram divulgados durante esta noite.

Entre os dirigentes militares demitidos pelo príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, está o chefe de gabinete do Exército saudita e os líderes da Força Aérea e Terrestre. Além disso, foram também substituídos responsáveis no Ministério do Interior.

Esta remodelação chega numa altura em que a Arábia Saudita lidera uma coligação militar que intervém há quase três anos no Iémen contra os rebeldes houthi, apoiados pelo Irão.

A notícia foi avançada pela agência noticiosa saudita, SPA, que cita os decretos reais, mas sem avançar qualquer explicação oficial para os afastamentos decididos pelo príncipe herdeiro.

Acredita-se que o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, que é ainda ministro da Defesa, é o verdadeiro responsável pelas várias mudanças sociais, políticas e judiciais que o reino tem sofrido nos últimos tempos. 

Um exemplo dessas mudanças foi as mulheres terem sido finalmente autorizadas a conduzir e a assistir a jogos de futebol em três estádios a partir de 2018.

No ano passado, Bin Salman ordenou também uma operação anticorrupção que levou à prisão dezenas figuras sauditas, incluindo membros da família real, ministros e empresários.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários