ARS do Algarve reforça atendimento para responder a pico da gripe

Há reforço de recursos humanos e alargamento do horário de atendimento nos centros de saúde.

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Pedro Cunha

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve anunciou nesta sexta-feira um reforço do atendimento nos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da região para garantir que os serviços de saúde algarvios estão "preparados para pico da gripe".

No âmbito do Plano de Contingência Sazonal de Inverno, a ARS do Algarve adiantou que procedeu ao "reforço de recursos humanos e ao alargamento do horário de atendimento nos centros de saúde da região, nas consultas de recurso dos centros de saúde de Lagoa, de Monchique, de Portimão, de Silves, de Faro, de Olhão, de São Brás de Alportel, de Tavira e de Alcoutim".

O objectivo, justificou a ARS, é "garantir desta forma a prestação de cuidados de saúde à população nos casos de doença aguda como gripe e infecções respiratórias", nestas unidades dos três ACES que estão sob sua tutela (Barlavento, Central e Sotavento).

"Todas as unidades de saúde da região, quer as urgências hospitalares do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), quer os Centros de Saúde, estão preparadas para, em caso de necessidade, responder de forma articulada a um eventual aumento da afluência de utentes aos seus serviços", assegurou a ARS no comunicado.

A Administração Regional de Saúde algarvia destacou que, ao nível hospitalar, o CHUA "procedeu ao reforço de profissionais nas urgências" e, "em caso de necessidade", 20 das 40 camas accionadas no âmbito do plano de contingência da gripe "já estão a ser utilizadas para receber doentes".

Os ACES estão a "monitorizar diariamente" a afluência de utentes aos cuidados de saúde primários, permitindo que "os horários dos centros de saúde, nomeadamente da consulta aberta (consulta do recurso do dia), sejam adaptados a um eventual aumento de número de utentes", referiu ainda a ARS.

A entidade tutelada pelo Ministério da Saúde pede, no entanto, aos utentes que comecem a sentir sintomas de gripe (tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares) para contactarem primeiro a linha de atendimento telefónico Saúde 24.

Ao ligar para o número telefónico (808 24 24 24), os técnicos que fazem o atendimento vão encaminhar o utente para o "serviço de saúde mais adequado" para prestar os cuidados, acrescentou.

A ARS adiantou que no ACES Barlavento funcionam consultas de recurso do dia nos centros de saúde de Lagoa (14h às 20h, todos os dias, com alargamento até às 22h, quando e se necessário), Monchique (12h às 18h, de segunda a sexta-feira, e 8h30 às 14h30, aos fins-de-semana e feriados), Portimão (8h às 22h, todos os dias) e Silves (8h às 20h, todos os dias, com alargamento até às 22h, quando e se necessário).

No ACES Central, referiu, as consultas de recurso do dia funcionam nos centros de saúde de Faro (9h às 18h, todos os dias do ano, e 18h-20h para todos os utentes com episódios de doença aguda, independentemente do local onde se encontram inscritos), Olhão (9h às 18h, todos os dias do ano, e 18h-20h para todos os utentes com episódios de doença aguda, independentemente do local onde se encontram inscritos) e São Brás de Alportel (9h às 15h, aos fins-de-semana e feriados).

Por último, no ACES Sotavento haverá serviço de atendimento complementar nos centros de saúde de Tavira (9h às 17h) e de Alcoutim (9h às 16h, aos sábados).

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