Três curtas portuguesas na competição de Clermont-Ferrand

40.ª edição do festival francês recebe filmes de Carlos Conceição, Leonor Noivo e Thiago Magalhaes.

Foto
Coelho Mau, de Carlos Conceição DR

Os filmes Coelho Mau, Tudo o que Imagino e A Gis foram seleccionados para o Festival Internacional de Cinema de Clermont-Ferrand, cuja 40.ª edição acontecerá em Fevereiro, em França.

De acordo com a Agência da Curta Metragem, os três filmes estarão na competição oficial do festival, considerado o mais importante da Europa dedicado à curta-metragem.

Coelho Mau, de Carlos Conceição, foi seleccionado para a competição nacional, uma vez que é uma coprodução luso-francesa. Centrado na relação entre dois irmãos (os actores João Arrais e Júlia Palha), o filme já tinha sido exibido este ano em Cannes.

Na selecção internacional está Tudo o que Imagino, de Leonor Noivo, que acompanha um grupo de amigos no bairro de Alcoitão (Cascais), no fim da adolescência.

A eles junta-se ainda a produção luso-brasileira A Gis, documentário do realizador brasileiro Thiago Carvalhaes sobre Gisberta Junior, a mulher transexual brasileira que foi assassinada em 2006, em Portugal.

Durante o festival acontece anualmente o fórum Euro Connection, de coprodução cinematográfica, no qual estará presente a realizadora Alexandra Ramires (conhecida como Xá), com o projecto de curta-metragem Elo, a segunda que assina depois da animação Água Mole, feita com Laura Gonçalves.

O festival decorrerá de 2 a 10 de Fevereiro em Clermont-Ferrand.

Sugerir correcção
Comentar