Doçuras, travessuras e algumas aventuras

Dê cordas aos sapatos, escolha a máscara e siga para uma das 15 paragens que o Guia do Lazer sugere ao Culto. Há assombrações de todo o tipo. Até de arrependimento.

Foto
Mike Blake / Reuters

Correr com o Thriller 
Loulé começa o aquecimento nesta sexta-feira, dia 27, de sapatilhas calçadas para a quarta edição da Corrida Halloween. A concentração faz-se às 19h, na Praça da República, onde os atletas vão assistir a uma recriação do Thriller de Michael Jackson e a um desfile de máscaras, antes de arrancarem para um percurso de dez quilómetros – adequado a todas as idades e condições físicas – que inclui a visita a uma Quinta do Terror. É só aparecer, de preferência mascarado.

Brunch noctívago
Uns dias antes da Noite das Bruxas, a 28, o Brunch Electronik regressa para trocar o dia pela noite de Halloween. A comitiva da festa de música electrónica lisboeta, intitulada The Bruncher Things, integra o alemão Fritz Kalkbrenner, o compatriota Robert Dietz e a dupla inglesa Simian Mobile Disco. 

Uma noite clássica
Também a 28, mas horas antes, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música toca em casa um programa especial para a data. Começa por visitar as feiticeiras de Uma Noite no Monte Calvo, de Mussorgsky, e termina com a lembrança do filme Fantasia através de O Aprendiz de Feiticeiro, de Dukas. Pelo meio, dá a ouvir peças de Liszt, Ives, Dvorák e Saint-Saëns. 

Musical em família (Addams)
Os sinistros e cómicos Addams, essa espécie de "negativo" da família tradicional, estão de volta à acção. A adaptação musical encenada por Sofia de Castro está em cena na Amadora. O enredo centra-se em Wednesday, que reencontramos como adolescente apaixonada.

Foto
DR

Medo em Melgaço
Do castelo à Casa da Cultura, passando pelas ruas, toda a vila de Melgaço se veste de acordo com a data: abóboras iluminadas, ruídos sinistros e teias de aranha compõem o cenário da Noite dos Medos. Começa com uma bebida de boas-vindas, envolve um cortejo, leva o terror às piscinas municipais e culmina no Esconjuro das Bruxas e na Queimada Galega.

Maus Hábitos, Corpo de Santo
Em vez de bruxas, a sala portuense promove uma festa de Corpo de Santo com liturgia do músico, filósofo e existencialista norte-americano John Maus. Gary War e O Cão da Morte também andam por lá.

A enfeitiçar há 25 anos
No Pacha (Ofir), a festa é a duplicar: o Halloween associa-se ao 25.º aniversário da casa. Pedro Abrunhosa, Mundo Segundo & Sam The Kid, Cosmo Klein, Alan Fitzpatrick, Anja Schneider e Rui Vargas estão entre os muitos anfitriões.

Halloween sem Moonspell…
...começa a ser como metal gótico sem preto. Os senhores portugueses deste género musical fazem jus à tradição com dois concertos em Lisboa, dias 30 e 31, seguindo a 1 de Novembro para o Porto. Com feitiço renovado por um novo álbum conceptual (e em português) inspirado no horror do grande terramoto que abalou a capital: 1755.

Gótica é a noite
Em Braga, a noite de 31 tem o mesmo tom, com o rock gótico dos NU:N a subir ao palco do Theatro Circo. Depois do concerto, a animação continua com convites à dança feitos, entre outros, por Fernando Alvim e as suas bem-humoradas e despudoradas misturas musicais.

Foto
Paulo Mendes

Da festa ao festival
Crianças da noite lisboeta, ouçam: James Ruskin, Paula Temple, Shlomo e muitos outros vão à Lx Factory dar música ao Halloween Lisbon Festival, que conta também com um mercado, cinema e decoração a preceito.

Na pele
A associação lisboeta Anjos70 põe em marcha um Halloween Fun com "horrendas bebidas e comidas", projecção de filmes "tão maus que são bons", máscaras assustadoras, música "muito má" servida por Inês Monstro, Mariemonamour, Pudeur e Twofold, e um posto com o sugestivo nome Tatuagens de Que te Vais Arrepender.

Numa sala com o vampiro
"Drácula não morreu tal como descrito no livro de Bram Stoker. Na realidade, fugiu de Inglaterra para Lisboa num navio..." Está dado o mote para um dos desafios de Escape The Room, um live escape game lisboeta que desafia o participante a sair de um quarto fechado numa hora. Todos os minutos contam para encontrar pistas, decifrar charadas e – essencial – trabalhar em equipa.

Game over
Terror, adrenalina, nervos de aço? Não há senão emoções fortes no Game Over, um dos mais recentes escape rooms da capital. Garante a experiência intensa dos jogos de enigmas e suspense, em salas inspiradas por cenários como os da saga Saw.

Por falar em Saw...
Acaba de se estrear nos cinemas mais um capítulo da saga macabra e gore inaugurada em 2004. Em Jigsaw - O Legado de Saw, a assinatura do sádico John Kramer é reconhecida numa série de crimes hediondos, apesar de o criminoso ter morrido há dez anos… Outras estreias à medida do Halloween são o também mórbido Escape Room ou, num plano mais leve e Technicolor, A Feiticeira do Amor.

E os miúdos?
Os miúdos podem ir ao cinema ver O Pequeno Vampiro ou Um Susto de Família. Mas também podem passar o Halloween no Zoo de Lourosa, a ver voar dragões e bruxas no parque ornitológico (dias 28 e 29), no Sea Life Porto a viajar por Mares Assombrados (de 16 a 31) ou no Museu de Santa Maria de Lamas, entre "jogos, danças e contos de estremecer" (dia 28). Para os que preferem ver para crer, a rede Ciência Viva tem várias propostas de Halloween a envolver robótica, construções e experiências, de Uma Aventura Terrorífica em Bragança à Noite das Bruxas em Tavira (ambas a 29). No MarShopping de Matosinhos, a programação Dominguinhos é dedicada a Bananas Assustadoras confeccionadas num ateliê de colinária (dia 29). Em Lisboa, o Jardim Botânico volta a ser palco da sua já tradicional Noite das Bruxas (dia 31).

Foto
DR
Foto
YUYA SHINO/REUTERS
Sugerir correcção
Comentar