Carta de passageiro do Titanic leiloada por 140.600 euros

Missiva tinha sido escrita por um passageiro, na véspera da colisão que levou ao afundamento do navio.

Foto
Reuters/HANDOUT

Uma carta escrita por um dos passageiros do paquete Titanic um dia antes de se ter afundado foi arrematada por 126 mil libras esterlinas (cerca de 140.600 euros) num leilão em Inglaterra. 

O manuscrito, com o timbre do navio, foi escrito pelo passageiro de 1.ª classe Alexander Oskar Holverson, a 13 de Abril de 1912, um dia antes de o navio colidir com um icebergue e de se ter afundado no Atlântico Norte, arrastando para a morte mais de 1500 pessoas. Holverson era vendedor de profissão e tinha a intenção de enviar a carta para a mãe, que morava em Nova Iorque.

A carta foi encontrada no caderno de bolso de Holverson quando o seu corpo foi resgatado do mar e enviado à família. Responsáveis da promotora do leilão, a casa Henry Aldridge & Son especializada em memorabilia do Titanic, garantem que foi "a carta mais importante do Titanic" posta à venda até agora, devido ao conteúdo, contexto histórico e raridade, segundo a agência de notícias norte-americana Associated Press.

Na carta, endereçada à "minha querida Mãe" e manchada com marcas de água salgada, Holverson descreveu o Titanic como sendo de "um tamanho gigante e equipado como um hotel palaciano", e acrescentou: "A comida e a bebida são excelentes."

"Se tudo correr bem, chegaremos a Nova Iorque, quarta-feira, mãe", afirmava. Como se sabe, o navio nunca chegou ao seu destino. 

Sugerir correcção
Comentar