BE: De comício em comício até à negociação do Orçamento

Bloco de Esquerda começa já com comícios de verão para não desaparecer da agenda mediática. Iniciativas servirão para antecipar negociações do OE, que terão início quase no final do mês. Esta terça-feira, Catarina Martins estará em Quarteira.

Foto

As negociações para o Orçamento do Estado para 2018 só começam a 22 de Agosto com o PCP e a 25 de Agosto com o BE, mas vão provocar um encurtamento do tempo de descanso dos políticos. Nas não será só a preparação para estas reuniões a encurtar as férias dos políticos este ano, as autárquicas, sobretudo a apresentação e o apoio a candidatos, estão a pressionar os partidos a não desaparecerem de cena durante o verão. É essa uma das razões para que a líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, vá andar neste início de Agosto a fazer vários comícios.

A alteração do quadro da rentrée do BE serve para "contrariar a silly season", escreve o partido na sua página oficial, com debates sobre "grandes temas do país". Esses comícios servirão de ante-câmara para as negociações com o PS e o Governo para o Orçamento do Estado, onde o Bloco irá ensaiando alguns temas que quer ver vertidos no documento ou antes disso. É o caso do fim das penalizações para as reformas de trabalhadores com carreiras contributivas longas. O Governo tinha prometido uma solução para antes do verão, depois o ministro do Trabalho e Segurança Social anunciou no final de uma reunião da Concertação Social que a primeira fase do fim das penalizações avança em Setembro, Outubro. Garantiu Vieira da Silva que os trabalhadores com 48 anos de descontos e com 60 ou mais anos de idade poderão aceder à reforma antecipada sem cortes. 

Apesar da garantia dada por Vieira da Silva, o BE vai insistir no tema para que seja posto em prática antes mesmo de começarem as negociações para o Orçamento. Mas é apenas um dos temas em cima da mesa nestes comícios de Verão que começam esta terça-feira em Quarteira. O BE antecipou em alguns dias estes comícios habituais que contarão com a presença de candidatos autárquicos do partido.

Um dia depois, na quarta-feira, Catarina Martins vai até Monte Gordo, concelho de Vila Real de Santo António, para novo comício e para domingo marcou nova iniciativa em Valhelhas, na Guarda. Se o país ruma a Sul no Verão, o BE faz o mesmo movimento no mapa. Na semana seguinte entra em acção a eurodeputada Marisa Matias, com comícios em Vila Nova de Milfontes (dia 8), Olhão (dia 9), em Portimão (dia 10) e só um no Norte, em Alijó, dia 19. 

O primeiro comício do BE é aliás no mesmo local onde 12 dias depois o PSD vai regressar aos trabalhos partidários. A tradicional Festa do Pontal, com a qual os sociais-democratas reabrem o ano político, tem data marcada para dia 13 de Agosto, no Calçadão de Quarteira. 

Já o PS, tem apenas marcado para o final do mês, a 26 de Agosto, a sua rentreé, com a "Festa de Verão", em Faro. António Costa fará o discurso de encerramento.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários