Trump demite chefe de gabinete e escolhe general para sucessor

Demissão surge após uma semana de ataques por parte do novo director de comunicação e no dia em que o Presidente sofreu uma derrota na votação sobre o fim do Obamacare.

Foto
Donald Trump e Reince Priebus Reuters/CARLOS BARRIA

Horas depois de ter sido derrotado no Congresso com a ajuda dos republicanos, o Presidente norte-americano despediu o seu chefe de gabinete, Reince Priebus, um homem próximo do partido mas olhado com desconfiança na Casa Branca.

Priebus era o presidente da Comissão do Partido Republicano quando Donald Trump se candidatou à Casa Branca, e foi sempre visto com desconfiança no círculo mais próximo do actual Presidente. Não resistiu à vontade de Donald Trump e foi demitido nesta sexta-feira. Para o seu lugar entra John F. Kelly, um marine reformado, general da tropa de elite e que até aqui liderava o Departamento de Segurança Interna.

A acusação contra o agora ex-chefe de gabinete do Presidente norte-americano é que ele é um dos principais responsáveis pelas fugas de informação da Casa Branca para os jornais, uma constante preocupação de Trump.

Horas depois de ter sido derrotado no Congresso, com a ajuda dos republicanos, na derradeira tentativa para derrubar o programa de saúde concebido pelo anterior Presidente, Barack Obama, Donald Trump anunciou na sua conta pessoal no Twitter, assim que o avião que o transportava aterrou na pista, as mudanças no seu gabinete e a escolha para suceder a Priebus.

A demissão surge igualmente horas depois de o novo director de comunicação da Casa Branca, Anthony Scaramucci, ter atacado Reince Priebus com linguagem grosseira, por este alegadamente ser responsável pela fuga de informação em relação a um jantar que Scaramucci teve com Trump, na quarta-feira à noite.

A agência de notícias Reuters adianta que o anterior chefe de gabinete teria sido avisado, há duas semanas, por Trump, de que iria ser substituído. Uma informação que a Reuters atribui a uma responsável sénior da Casa Branca cuja identidade não é revelada.

A porta-voz da Casa Branca, por seu lado, informou que o general John Kelly iniciará as novas funções na próxima segunda-feira. "Vai fazer um trabalho fantástico", comentou Donald Trump, que saiu do avião que o levara até Nova Iorque acompanhado pela sua equipa, incluindo o já demitido Reince Priebus, que seguiu imediatamente para uma viatura e deixou o local sem fazer comentários.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários