Dois helicópteros reforçam combate a incêndio em Alijó

Uma das frentes do fogo é numa zona de forte declive e sem acessos. As chamas lavram em pinhal e mato.

Foto
Daniel Rocha/Arquivo

O fogo em mato e pinhal que deflagrou à 1h55 em Vila Chã, no concelho de Alijó, já tem três frentes activas e está a ser combatido por 146 bombeiros e 39 veículos. A meio da manhã, dois helicópteros reforçaram o contingente.

O fogo, em mato e pinhal, deflagrou à 1h55 deste domingo e tinha, pelas 4h30, duas frentes activas, segundo o CDOS de Vila Real. As chamas ardem em zona de "difíceis acessos" e "há vento no local", o que "dificulta o trabalho" dos bombeiros, segundo fonte do CDOS.

Mais tarde, o comandante distrital de Operações de socorro de Vila Real, Álvaro Ribeiro, salientou: "A frente que está num declive muito acentuado é a que está mais atrasada no combate. Nós estamos a fazer pressão com o helicóptero, mas precisámos de ter meios no terreno para consolidar". Nesse frente de incêndio, as chamas estão a queimar uma zona de forte declive e sem acessos, nem para as viaturas nem para os bombeiros.

Relativamente às outras frentes do fogo, Álvaro Ribeiro referiu que uma delas "está em fase de rescaldo" e a outra "está a ceder fortemente aos meios" terrestres e aéreos.

De acordo com o Comando Operacional de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real, no distrito de Vila Real há apenas este incêndio activo. No distrito de Bragança, um outro incêndio em mato está a ser combatido por 102 bombeiros, apoiados por 37 veículos, na freguesia de Vale de Asnes, no concelho de Mirandela.

Segundo a página na Internet da Protecção Civil, há neste domingo de manhã um total de 41 ocorrências – que mobilizam 512 bombeiros e 165 veículos – das quais 29 estão em curso, quatro em resolução e oito em conclusão.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários