Donald Trump Jr. garante que não falou ao pai da reunião com advogada russa

Filho do Presidente dos Estados Unidos diz que reunião com advogada com ligações ao Kremlin, para receber informações sensíveis sobre a então candidata Hillary Clinton, foi uma "perda de tempo".

Foto
Reuters/MIKE SEGAR

Nas primeiras declarações depois de se ter ficado a conhecer uma reunião entre o filho do Presidente norte-americano Donald Trump e uma advogada ligada ao Kremlin com objectivo de transmitir informação prejudicial a Hillary Clinton, Donald Trump Jr afirmou na Fox News que não falou com o pai sobre a referida reunião, admitindo, no entanto, que se pudesse voltar atrás “provavelmente teria feito as coisas de maneira um pouco diferente”.

Depois de nos últimos dias o jornal New York Times ter revelado vários pormenores sobre uma reunião, durante a campanha eleitoral, entre três dos principais elementos do círculo próximo de Trump e uma advogada com ligações ao Kremlin, Donald Trump Jr. decidiu revelar a cadeia de emails em que é discutida a marcação do encontro. O objectivo do empresário, actualmente à frente da Trump Organization, era antecipar a publicação dos emails pelo NYT, que estava iminente, diz o jornal.

A 3 de Junho do ano passado, Donald Trump Jr. recebe um email do ex-jornalista Rob Goldstone que dizia ter conhecimento de alguém disponível para “fornecer documentos oficiais e informação que pode incriminar Hillary sobre as suas interacções com a Rússia”. “Trata-se obviamente de informação de alto nível muito sensível, mas faz parte do apoio da Rússia e do seu Governo ao Sr. Trump”, acrescenta Goldstone. O filho do então candidato responde poucos minutos depois a agradecer o contacto. “Parece que temos algum tempo e se for aquilo que dizes que será, adoro, especialmente lá para o final do Verão”, responde Trump Jr., que não questiona a utilização da expressão anterior. A pessoa que, alegadamente tinha em sua posse as referidas informações, era a advogada Natalia Veselnitskaya, com quem Trump Jr. se viria a encontrar dias depois desta troca de correspondência.

Agora, à Fox News, o filho mais velho do Presidente dos Estados Unidos garante que a reunião durou 20 minutos e que foi uma perda de tempo: “Foi literalmente um desperdício de 20 minutos, o que é uma vergonha”.

Além disso, Trump Jr. diz que não contou nada ao pai até porque “não havia nada para contar”, atira.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários