Artigos polémicos do El Mundo sobre Pedrógão foram escritos sob pseudónimo

Sindicato dos Jornalistas pediu esclarecimentos à editora de internacional do jornal espanhol, que disse confiar no jornalista em causa.

Foto
Artigos questionam a acção do Governo no combate ao incêndio que matou 64 pessoas Reuters/MIGUEL VIDAL

O trágico incêndio de Pedrógão Grande pôs o país no centro da agenda noticiosa internacional, com vários órgãos de comunicação social a darem destaque às chamas que assolaram a zona centro do país e que fizeram 64 vítimas mortais. Um desses meios foi o diário espanhol El Mundo. Contudo, o tom crítico ao Governo com que os textos foram escritos neste jornal geraram polémica entre leitores portugueses e levantaram dúvidas sobre a identidade do autor. Num dos artigos, lê-se mesmo que “a desastrosa gestão da tragédia pode por fim à carreira política do primeiro-ministro António Costa”.

Todos os artigos publicados no jornal espanhol sobre o incêndio são assinadas por Sebastião Pereira. Mas a Comissão de Carteira Profissional de Jornalistas (CCPJ), a entidade que emite a licença obrigatória para o exercício da profissão em Portugal, informou o Sindicato dos Jornalistas (SJ) que “não há qualquer registo de documento profissional” com esse nome. Em comunicado, o SJ diz ainda ter questionado a editora da secção internacional do El Mundo, Silvia Román, sobre a identidade do jornalista em causa. Román sublinhou ao SJ que nada de errado foi feito: “Recorremos a um jornalista com um pseudónimo e que já conhecemos bem”.

De acordo com a nota divulgada nesta sexta-feira pelo SJ, o jornal sediado em Madrid “rejeita dizer há quanto tempo conhece o referido jornalista". Silvia Román pediu ainda para que parem de a tentar contactar com questões sobre este assunto. “Em 22 anos nesta secção nunca me aconteceu algo assim”, afirmou ao SJ.

O SJ entrou também em contacto com sindicatos espanhóis, “informando-os sobre o caso” e pedindo a colaboração para o esclarecimento desse assunto.

O jornal espanhol mantém um correspondente em Lisboa, Adriano Silva, que garante não saber quem é Sebastião Pereira. Contactado por telefone e por e-mail pelo PÚBLICO, o jornalista diz acreditar, contudo, que o polémico autor dos artigos sobre o incêndio de Pedrógão Grande é de facto jornalista. "No El Mundo só escrevem jornalistas e não tenho a menor dúvida que o Sebastião o é", reforçou por e-mail, depois de ter dito o mesmo pouco antes por telefone. "O jornal já deu a sua versão e eu subscrevo-a a 100%."

Adriano Silva publicou recentemente artigos sobre o vencedor do Festival da Eurovisão, Salvador Sobral, e sobre a vinda de Madonna a Portugal, por exemplo. Porque não escreveu também sobre o incêndio em Pedrógão Grande? O jornalista explica que não decide sozinho os temas sobre os quais escreve para o El Mundo — por vezes é ele quem os sugere, noutras são os responsáveis editoriais que lhe pedem artigos sobre determinado assunto.

Texto editado por Hugo Torres

Sugerir correcção
Ler 23 comentários