Multas em atraso nos transportes vão ter desconto de 75%

Governo vai mudar a lei para cobrar parte de 57 milhões de euros em atraso nas multas nos transportes públicos.

Foto
fau fabio augusto

As multas antigas nos transportes públicos que não são cobradas desde Janeiro de 2014 poderão ser pagas voluntariamente com desconto de 75%, revela nesta terça-feira o Jornal de Notícias (JN)

O Governo vai dar aos operadores três meses para notificarem os clientes, apanhados a viajar sem bilhete válido nos últimos três anos e meio. Os infractores terão a oportunidade de regularizar a situação a preço de “saldo”.

Segundo o JN, no Orçamento do Estado de 2014 o Governo PSD/CDS decidiu acabar com os pagamentos voluntários às empresas, em que os infractores beneficiavam de um desconto de 20% das multas. O Governo atribuiu na altura a competência dos autos de fraude às finanças.

Na proposta do decreto-lei que altera o actual regime, o Ministério do Ambiente considera que existe “um sentimento de impunidade generalizado”, com “os indicadores de fraude” a crescerem “significativamente”.

O JN revela ainda que, no ano passado, 33,7 milhões de pessoas viajaram de graça no Metro de Lisboa e na Carris. No Metro do Porto terão viajado à borla mais de um milhão de pessoas.

Sugerir correcção
Comentar