Partido de Beppe Grillo com maus resultados nas locais

O Movimento 5 Estrelas continua a liderar as sondagens a nível nacional.

Foto
Beppe Grillo num comício em Turim Reuters

O partido anti-sistema 5 Estrelas sofreu uma pesada derrota nas eleições locais italianas. Os cadidatos do movimento de Beppe Grillo ficaram em terceiro lugar em Parma, Verona, Palermo, Aquila, Catanzaro, Lecce, Taranto e Génova, a cidade onde nasceu o fundador.

Excepto em Palermo, terá que haver segunda volta (a 25 de Junho), com os candidatos do 5 Estrelas excluídos e a batalha a travar-se entre os partidos tradicionais. As locais tiveram baixa participação (60%) e as muitas listas lideradas por cidadãos mostraram o descontentamento da população perante a política — mas desta vez Grillo não conseguiu capitalizar este sentimento.

As eleições gerais no país estão marcadas para o primeiro semestre de 2018, mas podem ser antecipadas e ter lugar já no Outono deste ano. Nesse sentido, as locais eram vistas como um teste aos partidos.

Os analistas escreveram que o 5 Estrelas está a perder apoio, mas Grillo respondeu-lhes que está seguro de que a sua formação política vai recuperar. "Estão todos a falar, fazendo análises a dar como morto o 5 Estrelas e o regresso ao sistema bipartidário", disse Grillo no seu blogue. "Convencem-se disso para poderem dormir melhor. Nós vamos continuar o nosso caminho."

O partido esperava repetir as vitórias do ano passado, quando ganhou o controlo de 19 das grandes cidades do país, inlcuindo Roma. Mas a forma como está a gerir a capital gerou muita controvérsia, e em muitas zonas o partido está a braços com guerras internas.

As sondagens mais recentes, realizadas antes da votação de domingo, mostram o 5 Estrelas com 30% das intenções de voto nas eleições gerais, à frente do Partido Democrático (PD) do ex-primeiro-ministro Matteo Renzi. Seguem-se a Força Itália de Silvio Berlusconi e a Liga Norte (direita) com 15% das intenções de voto cada.

O centro-direita teve bons resultados nas eleições locais de domingo nas zonas onde a Força Itália e a Liga puseram as divergências de lado e concorreram coligadas –  conseguiram 13 dos 24 principais municípios onde se realizaram eleições.

 

Sugerir correcção
Ler 3 comentários