Paris: homem baleado após atacar polícia em Notre-Dame

Ministro do Interior francês diz que atacante terá gritado "isto é pela Síria!". Homem levava consigo um cartão de estudante argelino.

Fotogaleria
Reuters/PHILIPPE WOJAZER
Fotogaleria
Reuters/PHILIPPE WOJAZER
Fotogaleria
Reuters/Charles Platiau

As autoridades francesas confirmaram à AFP que um homem atacou (ou tentou atacar) um agente da polícia no adro da Catedral de Notre-Dame, em Paris. A polícia francesa respondeu ao ataque e o autor foi neutralizado e levado para o hospital. O incidente ocorreu durante a tarde desta terça-feira.

As autoridades francesas estão a pedir às pessoas para se manterem afastadas da zona. A Catedral de Notre-Dame é uma das principais atracções turísticas da capital da França.

Segundo o ministro do Interior francês, Gérard Collomb, o atacante terá gritado "isto é pela Síria!" durante o sucedido, revelando também que o homem "terá ameaçado os funcionários da sede da polícia", que estariam junto à catedral. Collomb disse que o atacante tinha um cartão de estudante argelino. 

Para além do martelo, o atacante tinha ainda na sua posse duas facas, acrescenta a mesma fonte, citada pela BFMTV. O número de tiros disparados pela polícia não é claro, mas o atacante terá sido atingido no peito. O departamento de contraterrorismo francês abriu uma investigação ao incidente, avança a Reuters.

No interior da catedral estavam cerca de 900 pessoas que, depois de um período de segurança em que ficaram retidas no edifício, foram sendo autorizadas pelas autoridades a abandonar o edifício após a polícia ter dito que a situação estaria "sob controlo". 

A antiga conselheira de segurança nacional da Casa Branca e antiga embaixadora das Nações Unidas Nancy Soderberg era uma das pessoas que aguardavam autorização das autoridades para abandonar o monumento. Na sua conta do Twitter partilhou uma imagem do ambiente no interior da catedral.

Várias estações de metro próximas da zona estão agora encerradas como medida de segurança.

Sugerir correcção
Ler 19 comentários