O que nós queremos

Porquê esta obsessão com o que os terroristas querem?

Atingi o meu limite de textos de opinião que dizem que não podemos fazer X porque "é isso que querem os terroristas". Quem são estes terroristas? São todos? Querem todos a mesma coisa? Como é que podemos saber? Será que os terroristas sabem o que querem? Terão passado muito tempo a pensar nisso?

Mesmo supondo (erradamente) que sabemos quem são os terroristas e que temos maneira de saber o que querem, por que havemos nós de basear as nossas decisões na vontade deles?

Não podemos fazer o que eles querem — porque é essa a vontade deles. E fazer o contrário do que querem? Não é, à mesma, basear a decisão na vontade deles? Só que, desta vez, contrariando-o?

Se uma criança quer vinho branco para a festa de anos é servindo-lhe vinho tinto que lhe fazemos ver que não é ela que manda ou que não tem idade para tomar decisões dessas? Porquê esta obsessão com o que os terroristas querem? Precisamos de sondagens para melhorar a ideia que temos do que eles desejariam que acontecesse?

A única vontade dos terroristas que nos deve interessar é aquela que satisfazem: a de matar pessoas. São assassinos. Querem matar pessoas — e matam. Já tiveram o que queriam.

A única coisa que nos deve mover é tentar impedir, até ao limite dos poderes judiciais já estabelecidos, que outros terroristas com a mesma vontade de matar pessoas possam fazer o que querem.

De resto, aquilo que os terroristas querem não interessa nada. Era o que faltava. O que nós queremos é que eles se lixem e danem e deixem de nos chatear.

Sugerir correcção
Ler 12 comentários