Escola secundária evacuada em São Pedro da Cova

Incêndio obrigou à evacuação, "por precaução", da escola secundária de São Pedro da Cova, esta sexta-feira de manhã. O fogo foi dominado por volta das 11h.

Foto
Marco Duarte / Nfactos

A Escola Secundária de São Pedro da Cova, no concelho de Gondomar, foi evacuada esta segunda-feira de manhã "por precaução" devido a um incêndio florestal que se aproximou "rapidamente" do estabelecimento, disse ao PÚBLICO fonte dos Bombeiros Voluntários de São Pedro da Cova. O incêndio foi controlado no final da manhã.

A escola vai ficar vazia pelo menos até ao final do dia de hoje porque "está cheia de fumo", disse Teresa Sousa, assistente operacional naquela escola. Os alunos foram para casa por ordem dos bombeiros, que não permitiram que os cerca de 400 estudantes ficassem perto do recinto escolar devido ao fumo e ao perigo de aproximação do incêndio.

No final da manhã, a directora Teresa Gandra garantiu que as aulas iriam retomar "normalmente" na terça-feira, após o feriado.

O fogo deflagrou no lugar da Paradela, em área florestal que, por estar próxima de habitações e da escola secundária, chegou a "provocar algum pânico", disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto.

Com o vento forte, o incêndio aproximou-se rapidamente das casas, mas apenas causou danos em algumas estruturas agrícolas. O alerta foi dado por volta das 8h50 para a Rua Eduardo Castro Gandra.

Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, disse no local que depois de "14 ignições desde quinta-feira à tarde num raio de 2 quilómetros" haveria razões para "suspeitar de mão humana". 

Às 15h o fogo estava em fase de rescaldo com 62 operacionais ainda no local, disse ao PÚBLICO fonte do CDOS do Porto.

Sugerir correcção
Comentar