Saúde 24 encaminha para as urgências pessoas com sintomas de sarampo

A linha recebeu desde segunda-feira 29 chamadas de pessoas com alegados sintomas; 11 foram encaminhadas para as urgências, mas nenhuma tinha a doença.

Foto
Daniel Rocha

Onze das 29 pessoas com sintomas de sarampo que desde segunda-feira ligaram para a Linha Saúde 24 foram encaminhadas para as urgências hospitalares, não se tendo confirmado a doença, revelou à agência Lusa o coordenador do serviço.

Sérgio Gomes referiu que esta linha de aconselhamento telefónico iniciou na segunda-feira um algoritmo dedicado ao sarampo. Os profissionais da Linha Saúde 24 avaliaram 29 pessoas com “sintomatologia de sarampo”, nomeadamente febre, erupção cutânea e tosse/rinorreia, das quais 11 foram encaminhadas para as urgências hospitalares. Depois de avaliação clínica, não se confirmou a doença em nenhuma destas pessoas.

Sérgio Gomes adiantou que a componente de informação sobre saúde pública da Linha Saúde 24 prestou esclarecimentos a 210 utentes sobre sarampo. O enfermeiro especificou que se trata de dúvidas sobre a vacinação, nomeadamente onde é possível receber a vacina, e as formas de transmissão da doença.

O coordenador da Linha indicou que desde que se regista o surto de sarampo em Portugal -- que já infectou 21 pessoas e causou uma morte -- tem aumentado a procura deste serviço.

No final de Março, a média de chamadas recebidas por dia situava-se nas 1900, tendo aumentado para as 2100 no início de Abril e atingido as 2300 actualmente.

O director-geral de saúde, Francisco George, vai ser ouvido no Parlamento na quarta-feira sobre o surto de sarampo, a pedido do grupo parlamentar do PCP.

Sugerir correcção
Comentar