Freguesias dos Açores reunem-se para debater fraca participação cívica

Falta de participação cívica será debatida, a 5 e 6 de Maio, durante o 4.º encontro das freguesias do arquipélago.

Foto
Em 2016, Vasco Cordeiro (PS) foi reeleito líder do governo regional, mas a abstenção bateu recordes Rui Soares (colaborador)

O coordenador da delegação regional dos Açores da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) lamentou hoje a "crescente falta de participação" cívica, uma temática que será debatida, em Maio, durante o 4.º encontro das freguesias do arquipélago. Recorde-se que nas eleições regionais do ano passado, a abstenção nos Açores ultrapassou os 59%, atingindo o valor mais alto de sempre.

“É preocupante e notório nos últimos resultados eleitorais a falta de participação da juventude e o afastamento dos idosos”, referiu à agência Lusa António Alves, acrescentando que é preciso debater este assunto “com seriedade, tirar conclusões e aplicá-las”.

Entre 5 e 6 de Maio irá decorrer na ilha de Santa Maria o 4.º Encontro Regional das Freguesias dos Açores, sendo o tema da conferência principal “Cidadania e o aprofundamento da Democracia local - atribuições e competências das freguesias”.

No arquipélago dos Açores existem atualmente 155 freguesias dispersas pelas nove ilhas.

António Alves sublinhou que a abstenção eleitoral tem vindo “sempre a crescer”, sinónimo do “desinteresse da população, de várias idades, uma tendência que importa inverter”.

“Vamos colocar o assunto em debate, ouvir vários contributos e tirar conclusões”, assegurou António Alves.

Neste encontro regional será também abordada a descentralização de competências para as autarquias, uma matéria que está neste momento “em cima da mesa” a nível nacional.

Segundo António Alves, nos Açores a relação das juntas de freguesia com o governo regional “tem corrido bem”, tanto que a região “costuma ser piloto em algumas das coisas que são depois transpostas para o resto do país”.

Aproveitando a presença de vários presidentes de junta açorianos na ilha de Santa Maria, decorrerá, no dia 6 de Maio, a assembleia geral da delegação regional dos Açores da Anafre, momento em que serão dadas a conhecer as contas referentes ao último ano e projetos futuros.

Também em Santa Maria, revelou António Alves, será lançado o livro “Poder Local nos Açores – 40 anos, 1000 presidentes”, da autoria de José Andrade.

Sugerir correcção
Comentar