Facebook remove mais de 30 mil contas falsas em França

Novas ferramentas de detecção de perfis falsos e uma campanha publicitária em grandes jornais alemães mostram que a rede social continua a missão contra a desinformação.

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A equipa do Facebook admite que as melhorias no sistema não vão permitir eliminar todas as contas falsas na rede social Reuters/THOMAS HODEL

O Facebook quer mostrar que a missão de erradicar contas falsas da rede social está a funcionar. Na França já eliminaram 30 mil perfis falsos, com recurso a sistemas automáticos que monitorizam comportamentos suspeitos, como publicações repetidas e o envio de mensagens em massa.

O exemplo vem num comunicado do Facebook, publicado nesta quinta-feira. As melhorias do sistema permitem reconhecer contas falsas através da identificação de padrões de actividade, sem ser necessário analisar o conteúdo das publicações. O objectivo é reduzir a propagação de desinformação e conteúdos enganosos partilhados em contas falsas. Desde as eleições presidenciais americanas que a rede social tem dedicado mais atenção a desenvolver estes mecanismos, mas a equipa do Facebook admite que as melhorias no sistema não vão permitir eliminar todas as contas falsas na rede social.

“A nossa prioridade, claro, é remover as contas com o maior impacto que têm uma grande actividade e um grande alcance”, escreve Shabnam Shaik, do Facebook. A táctica vem complementar outras iniciativas que o Facebook tem desenvolvido para reduzir a distribuição de informação falsa ou de fraca qualidade na rede social. “Percebemos que grande parte das notificas falsas têm motivações financeiras e, como parte do nosso trabalho para promover uma sociedade informada, temo-nos focado em dificultar muito a possibilidade de pessoas desonestas tirarem partido da nossa plataforma,” explica Shaik.

Como parte da missão, a Bloomberg avança que o Facebook também comprou espaço publicitário nos maiores jornais da Alemanha. Esta quinta-feira, o Bild e outros jornais alemães publicaram páginas inteiras do Facebook a explicar como detectar notícias falsas. O Facebook não revela quanto pagou pela campanha, mas uma página de publicidade no tabloide Bild tem um preço de tabela de 500 mil euros.

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