É tempo de deixarmos esta miúda de sete anos escolher a nossa música

A banda sonora de Big Little Lies chega mesmo a tempo do final da série. São as canções com que a pequena — e arguta — Chloe vai polvilhando o drama da HBO.

Foto
A família Mackenzie, com a pequena Chloe a escolher a próxima canção DR

A primeira temporada ainda não chegou ao fim, e os mistérios de Big Little Lies subsistem sob o sol convidativo de Monterey, mas a HBO acaba de dar aos espectadores da série algumas chaves para os resolver: as canções. Susan Jacobs, responsável pelo muito soul e R&B que se ouve ao longo deste drama multi-familiar de fricções individuais e colectivas, diz que “há muita verdade” nelas. A banda sonora chegou nesta sexta-feira às lojas e aos serviços de streaming, e talvez ajude os mais perspicazes a descobrir o crime que foi cometido nesta cidade endinheirada, quem o cometeu e quais foram exactamente as consequências.

“O Jean-Marc [Vallée, realizador da série] usa a música como o Jackson Pollock usava a tinta. Há muita verdade na música de Big Little Lies.” É esta a citação completa de Susan Jacobs que a HBO incluiu no comunicado em que anuncia o lançamento do disco, que conta com um alinhamento de 14 temas, incluindo um ainda inédito para quem acompanha as tricas, as inconfidências e as conspirações cínicas da série: Don’t, uma versão de Elvis Presley na voz da actriz Zoë Kravitz, uma das estrelas do elenco (e, sim, filha do autor de American woman).

Não faltam caras conhecidas. Shailene Woodley (com quem nos cruzámos em Os Descendentes ou A Culpa é das Estrelas) desempenha o papel de uma mãe solteira com um segredo escabroso — a sua personagem, Jane Chapman, combate o stress com longas corridas na praia ao som de Bloody mother fuking asshole, de Martha Wainwright. Nicole Kidman, que dá corpo a uma vítima de violência doméstica (ou será um casamento intenso?) — Celeste Wright —, e Reese Witherspoon, que interpreta uma mulher de meia-idade insatisfeita com a vida doméstica de uma mãe de classe alta — Madeline Martha Mackenzie —, completam o trio de protagonistas. São também produtoras executivas.

No entanto, muito do que se ouve em Big Little Lies tem uma ligação directa ao argumento: é a pequena Chloe Mackenzie (Darby Camp), filha mais nova da personagem de Reese Witherspoon, que apesar dos seus sete anos de idade é já a DJ da família e, por arrasto, dos espectadores da série. É ela quem escolhe a música que se ouve em casa, no carro e, bom…, em todo o lado (como diz o jingle). O seu surpreendente bom-gosto e as suas opções certeiras têm enquadramento: quando for grande, Chloe quer ser executiva de uma editora discográfica. A avaliar pela playlist abaixo, talvez até consiga.

Sugerir correcção
Comentar