Óscares: depois do fiasco, Academia proíbe telemóveis a consultores

Os consultores da empresa responsável pela contagem de votos deixarão de poder usar telemóvel durante a cerimónia, depois de ter sido noticiado que um consultor estava a usar o Twitter na altura em que aconteceu o erro.

Foto
A cerimónia de 26 de Fevereiro ficou conhecida pelo erro na entrega do Óscar de Melhor Filme EPA/AARON POOLE / AMPAS

Foi definido um novo protocolo para a entrega das estatuetas douradas, depois de na cerimónia deste ano o Óscar de Melhor Filme ter sido erradamente atribuído a La La Land em vez de Moonlight. Para minimizar riscos, a presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, Cheryl Boone Isaacs, enviou um email nesta quarta-feira em que explicava um conjunto de novas regras. Uma delas impede os consultores de utilizarem os telemóveis durante a cerimónia.

O consultor Brian Cullinan foi apontado como o responsável pelo erro da cerimónia, pois tinha nas mãos o envelope certo enquanto estava nos bastidores a tweetar fotografias da actriz Emma Stone. O tweet foi posteriormente eliminado, mas vários sites guardaram a sua imagem para memória futura.

O jornal Guardian avança que o conselho de administração da Academia se reuniu para debater a relação com a PwC, a consultora responsável pela contagem dos votos há já 83 anos. Para além de serem proibidos os telemóveis, passará a existir um terceiro auditor responsável – a juntar aos dois já existentes. Nesta cerimónia, os responsáveis eram Brian Cullinan e Martha Ruiz. Além disso, o presidente da PwC dos Estados Unidos estará igualmente presente para supervisionar o certame.

A presidente da Academia, Boone Isaacs, culpou a distracção de Cullinan pela entrega errada dos envelopes. A consultora reconheceu o erro e apresentou as suas desculpas, reconhecendo que tanto Cullinan como Martha Ruiz (a segunda auditora) falharam, nomeadamente ao tardarem em corrigir o erro.

Foram precisos mais de dois minutos para que a situação fosse corrigida – estando já o elenco de La La Land em palco a fazer os discursos de agradecimento.

Durante a cerimónia, os dois consultores encontram-se, por norma, em lados opostos do palco do Dolby Theatre, sendo que cada um tem em sua posse os envelopes com o nome dos vencedores das 24 categorias.

No email, Boone Isaacs acrescentou ainda que os consultores também passarão a estar presentes nos ensaios dos Óscares. Desde a noite da cerimónia que vários membros da Academia têm trabalhado na elaboração deste novo protocolo, que está em vigor desde esta terça-feira, referiu a presidente.

Sugerir correcção
Comentar