A luta pelo título em Portugal é a mais emocionante da Europa

O campeonato português é aquele em que se regista uma menor diferença pontual entre o primeiro e o segundo classificados.

Foto
A luta pelo título de campeão nacional está a ser renhida entre Benfica e FC Porto Lusa

Portugal pode já não contar com nenhuma equipa nas provas europeias esta época e ter perdido um lugar no ranking da UEFA, passando de sexto para sétimo, mas a nível interno é difícil descobrir na Europa um campeonato em que o equilíbrio entre o primeiro e o segundo seja tão apertado. É que nas cinco principais Ligas europeias, já há, praticamente, um campeão antecipado.

Espanha será o caso mais aproximado do português, pois o Real Madrid tem, actualmente, apenas dois pontos de vantagem sobre o Barcelona, segundo classificado. Mas os “merengues” têm menos um jogo disputado, o que significa que a diferença pode passar para os cinco pontos, embora a Liga espanhola tenha ainda pela frente dez jornadas, enquanto a portuguesa apenas oito.

Em Inglaterra, o Chelsea segue no topo com confortáveis dez pontos de avanço sobre o seu mais directo perseguidor — Tottenham. Mas se com nove jornadas ainda por disputar o campeão está quase encontrado, aquela que é apontada como a mais espectacular liga europeia conserva o seu encanto muito por causa da luta entre os clubes que ocupam os restantes lugares de topo — só nove pontos separam o sétimo do segundo.

Cenário muito semelhante no que à previsibilidade do campeão diz respeito ocorre em Itália e Alemanha. Na Série A, a Juventus não dá (nem tem dado nos últimos anos) hipóteses à concorrência. A equipa orientada por Massimiliano Allegri tem confortáveis oitos pontos a mais do que a Roma. Já na Bundesliga, o Bayern Munique quase que disputa um campeonato à parte. Os jogadores dirigidos por Carlo Ancelotti têm 13 pontos de vantagem sobre o RB Leipzig. Isto quando, em ambas as provas, faltam disputar nove rondas.Já em França, o Mónaco de Leonardo Jardim está a ser apertado pelo PSG, com os parisienses a somente três pontos dos monegascos.

Rep. Checa como Portugal

Mas não é apenas nas grandes ligas europeias que primeiro e segundo da classificação estão a uma distância pontual superior àquela que existe entre Benfica e FC Porto. Holanda, Rússia, Grécia, Áustria, Dinamarca, Turquia... na generalidade dos países europeus a luta pelo título está mais tranquila do que na Liga portuguesa. Mas como não há regra sem excepção é possível encontrar um caso praticamente idêntico ao português.

A Gambrinus Liga, o mesmo é dizer, o campeonato checo, oferece um “cardápio” quase igual ao nacional. Lá como cá, o líder — Plzen — tem um ponto apenas de avanço sobre o segundo — Slavia Praga. Lá como cá, o terceiro classificado — Sparta Praga — está igualmente a dez pontos do comandante E lá como cá, o primeiro também terá de ir jogar ao terreno do terceiro. Há apenas duas ligeiras diferenças: primeiro e segundo já não se defrontarão até ao final do campeonato e para que a Liga checa chegue ao fim faltam disputar nove jornadas contra as oito do campeonato português.

O “minuto” Kelvin

Olhando de novo para a Liga nacional, Benfica e FC Porto terão ainda jogos complicados até ao final da prova. Desde logo, terão que se defrontar já na próxima ronda. Mas é preciso recuar alguns anos para se encontrar uma situação semelhante à que se vive actualmente.

Só na temporada 2012-13 os dois primeiros classificados chegaram a estar tão próximos. Nessa época, a luta foi mesmo até ao fim, com o Benfica a chegar ao penúltimo jogo com dois pontos de vantagem sobre o FC Porto, depois de ter cedido um empate a um golo, na Luz, frente ao Estoril. No Dragão, um golo de Kelvin fez Jorge Jesus ajoelhar-se e a equipa de Vítor Pereira vencer por 2-1, ultrapassando dessa forma os “encarnados”. E foi com um ponto de vantagem sobre as “águias” que os portistas partiram para a última jornada, sagrando-se campeões.

E aqui fica uma curiosidade: adivinhe quem vai jogar no Estádio da Luz a quatro jornadas do fim da prova? Acertou. O Estoril.

O que falta jogar

Benfica
FC Porto (C)
Moreirense (F)
Marítimo (C)
Sporting (F)
Estoril (C)
Rio Ave (F)
V. Guimarães (C)
Boavista (F)

FC Porto
Benfica (F)
Belenenses (C)
Sp. Braga (F)
Feirense (C)
Desp. Chaves (F)
Marítimo (F)
P. Ferreira (C)
Moreirense (F)

Sugerir correcção
Ler 1 comentários