PJ efectua buscas nas instalações da Ordem dos Enfermeiros

Bastonária instaurou processos disciplinares contra a vice-presidente e o director financeiro em Fevereiro. SIC avança que diligências estão relacionadas.

Foto
Ana Rita Cavaco denunciou irregularidades financeiras no seio da instituição Enric Vives-Rubio

A Polícia Judiciária (PJ) está a realizar buscas nas instalações da Ordem dos Enfermeiros, para "recolha de prova" relacionada com uma queixa efectuada pela bastonária da classe, confirmou nesta terça-feira à agência Lusa fonte ligada à investigação.

A notícia sobre as buscas foi avançada pela SIC que refere que estas diligências da PJ resultam de uma denúncia da bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, sobre alegadas irregularidades financeiras no seio da instituição.

Em Fevereiro, a imprensa noticiou que a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, instaurou processos disciplinares contra a sua vice-presidente, Graça Machado, e o director financeiro, José Lopes.

A Graça Machado são imputados factos como acumulação ilegal de ordenados (da Ordem dos Enfermeiros e da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo), despesas sem justificação e uma "cunha", enquanto José Lopes é acusado de ter alterado o sistema informático que controla as horas de trabalho, de não ter pago o IMI de vários imóveis que são propriedade da Ordem e de ter metido uma "cunha", de acordo com o Diário de Notícias.

Posteriormente, segundo noticiou então a TVI, o director financeiro e a vice-presidente, ambos suspensos de funções, acusam a bastonária de várias irregularidades relacionadas com o preenchimento de despesas e com a reestruturação dos serviços jurídicos, alegadamente em interesse próprio.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários