Polícia francesa detém quatro suspeitos de prepararem ataque terrorista em Paris

As detenções ocorreram na manhã desta sexta-feira em Montpellier. Entre os suspeitos há uma rapariga de 16 anos.

Foto
Detidos estavam "a comprar acetona", que pode ser usada para fabricar bombas REUTERS/Charles Platiau

Quatro pessoas suspeitas de estarem a preparar um ataque terrorista em Paris foram detidas nesta sexta-feira, em Montpellier, no Sul de França, noticiou a cadeia de televisão francesa M6.

Segundo o canal, os detidos pelos inspectores da brigada anti-terrorista foram três homens de 20, 26 e 33 anos e uma rapariga de 16 anos. Os suspeitos estariam a preparar um ataque com cintos explosivos num local turístico da capital francesa, diz a M6. O ministro do Interior, Bruno Le Roux, diz que foi evitado "um atentado iminente em território francês".

A AFP cita fontes policiais e revela que as detenções ocorreram quando “os quatro suspeitos estavam a comprar acetona”, que pode ser utilizada no explosivo TATP.

As mesmas fontes explicaram que a adolescente detida foi identificada por ter afirmado nas redes sociais que desejava partir para a Síria ou atacar a França. Segundo a radio France Info, outro dos detidos é o seu namorado, de 20 anos, já sinalizado pela autoridades francesas por radicalização e por ter tentado partir para a Síria. 

A M6 revela ainda que nas buscas que se seguiram foram encontrados material informático, um vídeo da adolescente declarando fidelidade ao Daesh, e outras substâncias explosivas, como TATP, um explosivo artesanal e muito instável já usado em atentados recentes na Europa.

Os últimos dados oficiais sobre os jihadistas em França foram divulgados em Janeiro e indicam que há entre 15 a 16 mil islamistas radicais registados no país. Um terço destes é considerado particularmente perigoso e é seguido pela Direcção-geral de Segurança Externa (DGSE), um organismo do Ministério da Defesa francês, refere a France Info.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários