Aretha Franklin anuncia a sua retirada

Rainha da soul vai lançar último álbum em Setembro, com produção de Stevie Wonder.

Foto
Aretha Franklin cantando na tomada de posse do Presidente Barack Obama, em Janeiro de 2009 Jason Reed/ REUTERS

A poucos dias de completar 75 anos, a cantora norte-americana Aretha Franklin (n. Memphis, 24 de Março de 1942) anunciou a intenção de se ir progressivamente retirando dos palcos ao longo de um ano.

Editar um novo (e último) disco em Setembro, seguido da realização de uma tournée, mas em datas e locais seleccionados, é o seu programa para os próximos meses.

A revelação foi feita numa entrevista ao canal regional de televisão Detroit WDIV Local 4, pertencente à NBC. “Vou retirar-me este ano”, disse a cantora ao jornalista Evrod Cassimy.

Na conversa, citada por jornais como o britânico The Guardian ou o espanhol ABC, Aretha Franklin, também conhecida como "a rainha da soul", explicou que essa retirada não será completa. “Estou muito agradecida e satisfeita com a minha carreira, e com aquilo que conquistei até agora. Muito satisfeita. Mas não vou ficar sentada, sem fazer nada. Isso não seria bom”, acrescentou, manifestando a sua intenção de continuar a fazer concertos, “uma vez por mês, mas durante não mais do que seis meses por ano”.

Paralelamente, a intérprete de Respect quer dedicar mais tempo aos netos, que estão já em idade de entrar na universidade.

Sobre o novo disco, adiantou que será exclusivamente composto por canções originais, e a maior parte delas será produzida por Stevie Wonder. “E Stevie, só há um, não é?!”, exclamou, referindo-se à singularidade do autor de Superstition.

Entusiasmada com o novo álbum – numa carreira com muitas dezenas de gravações, o seu último registo é Aretha Franklin Sings the Great Diva Classics, de 2014 –, a cantora diz que só anseia é “entrar em estúdio”. E acrescenta que o disco será muito variado. “Não estamos presos a uma só coisa”.

A gravação será feita integralmente em Detroit. “Eu mantenho os meus negócios em Detroit, ou o mais perto de Detroit possível”, justifica.

Nos últimos anos, Aretha Franklin tem visto a sua carreira perturbada por problemas de saúde. Em 2010, foi obrigada a cancelar uma série de concertos e submeteu-se a uma operação abdominal, mais tarde justificada pela necessidade de remover um tumor. Também no ano passado teve de anular vários concertos por razões de saúde.

Sugerir correcção
Comentar