Forte temporal atinge Galiza há várias horas

Foto
Fernando Veludo/NFACTOS/arquivo

O forte temporal que há várias horas atinge a Galiza, com ondas de dez metros de altura e rajadas de vento de 120 quilómetros/hora, provocou centenas de ocorrências e vai prosseguir na sexta-feira.

Devido às condições meteorológicas, 34 províncias amanheceram em estado de alerta, com Corunha e Pontevedra em alerta vermelho devido às grandes ondas que chegam às suas costas, uma situação que prossegue sexta-feira e que se vai estender para o litoral de Lugo.

As ocorrências registadas em muitos locais da Galiza foram principalmente provocadas pelo forte vento, que derrubou árvores, ramos e obrigou ao encerramento de espaços públicos, incluindo parques e vários jardim-de-infância.

A Agência Estatal da Meteorologia anunciou que o temporal vai continuar sexta-feira com ondas muito altas, vento forte e neve, que vai aumentar em Castela e Leão, onde poderá chegar aos 35 centímetros de altura.

A situação de mau tempo vai persistir sexta-feira e o alerta vermelho vai continuar activo em Corunha e Pontevedra, por causa das grandes ondas que vão continuar a dar à costa.

Segundo a Agência Estatal da Meteorologia, são esperadas rajadas de vento que podem chegar aos 120 quilómetros/hora em áreas da Galiza, La Rioja, Extremadura, Navarra, Castela e Leão e Cantábria.

Além das ondas e do vento forte, a queda de neve vai aumentar em muitas zonas da metade norte da península. 

Sugerir correcção
Comentar